AHM na 6ª Semana Nacional dos Arquivos

Com o tema #SomosArquivo, a 6ª Semana Nacional dos Arquivos acontecerá do dia 6 a 10 de junho de 2022 e o Arquivo Histórico Municipal de São Paulo participará com a seguinte programação:


[Visita técnica] Por dentro do AHM: como são denominadas as ruas de São Paulo?

Descrição: Visita ao Núcleo de Memória Urbana que é o responsável pela emissão de pareceres técnicos a respeito das propostas de denominação das ruas, avenidas e praças de São Paulo. Na visita, o acervo do setor, de fichas de denominações de logradouros será apresentado. Também mostraremos processos administrativos para que os participantes entendam como as ruas da cidade recebem seus nomes.
Data: 07/06/22 (terça)
Horário: 10h às 11h30


[Visita técnica] Por dentro do AHM: como tratamos os documentos

Descrição: Visita aos bastidores do AHM - passando pelas salas de conservação e guarda do acervo para conhecer como são realizadas atividades e procedimentos técnicos. Serão apresentados projetos em andamento, materiais utilizados e alguns documentos em tratamento. Também se verá parte do acervo de documentos do século XVI, cartografias e plantas de prédios e vilas operárias do início do séc. XX.
Data: 08/06/22 (quarta)
Horário: 10h às 12h


[Oficina] Blueprint: métodos de impressão em cartografias e desenhos de arquitetura no acervo do AHM

Descrição: Nessa oficina o público terá contato com o acervo do Arquivo Histórico Municipal, em especial, documentos cartográficos e desenhos de arquitetura em blueprint, técnica de impressão fotográfica que surgiu século XIX, também conhecida como cianotipia. Os inscritos poderão experimentar a técnica e produzir seus próprios cianótipos a partir de desenhos em transparência e objetos por contato.
Data: 09/06/22 (quinta)
Horário: 10h30 às 12h e 13h às 15h


[Oficina] Costurando memórias: confecção de álbum fotográfico

Descrição: A oficina vai propor uma reflexão sobre o papel da imagem e da fotografia na construção e preservação de memórias, individuais e coletivas, a partir do acervo iconográfico do AHM. Na segunda parte da oficina, o público vai produzir, com linha e papel, um álbum fotográfico artesanal para guardar suas próprias fotografias.
Data: 10/06/22
Horário: 10h30 às 12h30 e 13h30 às 14h30


[Exibição de curta-metragem + lançamento de livro] Os arquivos como lugares de criação: exibição do curta Metrópole de véus e lançamento do livro Fisionomia de Itaquera: transformações da paisagem e sociedade de um distrito paulistano (1875-1920)

Descrição: Nesse encontro será exibido o curta Metrópole de véus, produzido por Fernando Atique, Franscisco Miguez e Martim Passos e apresentada a pesquisa documental de Gabriela de Oliveira, que resultou no livro a Fisionomia de Itaquera. Será proposta uma roda de conversa, a fim de refletir sobre o papel dos arquivos na produção de conhecimento, evidenciando processos criativos que buscam ampliar a dimensão dessas instituições como lugares de pesquisas, poéticas, memórias e histórias.
Data: 11/06/22
Horário: 10h


Inscreva-se AQUI!

Todas as atividades serão presenciais no endereço:
Praça Cel. Fernando Prestes, 152 - Bom Retiro, São Paulo - SP, 01124-060.

Lembrando que as vagas para cada atividade são limitadas! Serão enviados e-mails de confirmação 48h antes dos eventos e, para as inscrições não confirmadas, será considerada a lista de espera!

Acesse o site oficial do Arquivo Nacional para a programação completa da 6ª Semana Nacional de Arquivos!

#SomosArquivo #SNA2022 #IAW2022