Salas de cinema em São Paulo: 1895-1929: nova interface de pesquisa

Consulte a base de dados da pesquisa Inventário dos espaços de sociabilidade cinematográfica da cidade de São Paulo (1995 - 1929)

Acesse a base de dados 

Pesquisadores e interessados pela história do cinema em São Paulo podem acessar agora uma nova ferramenta de pesquisa sobre o tema. Uma versão da base de dados Salas de cinema em São Paulo: 1895-1929 está agora disponível e permite uma busca detalhada sob diferentes aspectos.

A base de dados, abrigada no site da ArquiAmigos, sociedade civil de apoio ao Arquivo Histórico de São Paulo, é um dos resultados de projeto de pós-doutorado desenvolvido pelo historiador José Inácio de Melo Souza sobre o acervo da instituição com apoio do CNPq. A pesquisa, intitulada originalmente Inventário dos espaços de sociabilidade cinematográfica na cidade de São Paulo: 1895-1929, estabeleceu um levantamento extensivo sobre locais de exibição na capital privilegiando o cinema silencioso.

O resultado constitui um panorama original que permite acompanhar o desenvolvimento desses espaços, registrando modificações geradas por inovações técnicas e a necessidade de segurança das edificações visando garantir a qualidade da edificação e o atendimento de seus usuários. O conjunto documental selecionado é composto na quase totalidade por pranchas com projetos de arquitetura das salas, mas alguns documentos de natureza distinta como cartazes ou fotos complementam o quadro.

A base de dados está disponível tanto no site da Cinemateca Brasileira como da ArquiAmigos, mas apenas nesta última é possível utilizar o recurso.