História, Missão, Visão e Objetivos

Projeto de criação da secretaria data de 1935.

HISTÓRIA

O Departamento de Cultura nasceu do sonho de várias personalidades revolucionárias para a época, como Sérgio Milliet, Mário de Andrade e Paulo Duarte. Este último foi autor do primeiro projeto enviado, em 1935, para o então prefeito de São Paulo, Fábio Prado. Criado a partir do Ato nº 861, o departamento teve como primeiro diretor o escritor Mário de Andrade.

Dentre as atividades desenvolvidas pela nova pasta, destacaram-se: pesquisas folclóricas, levantamentos demográficos, construção de parques infantis, criação do Coral Paulistano e do Setor de Iconografia, além de desenvolvimento de publicações variadas.

Destituído Mário de Andrade do cargo de diretor, o departamento manteve o caráter pluralista da proposta original, buscando valorizar a vida cultural da cidade; promover a diversão de crianças e adultos e dar visibilidade às festas tradicionais de São Paulo. Ficou, também, sob sua responsabilidade a guarda e conservação de documentos históricos.

Em 1945, o Departamento de Cultura foi vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Higiene e, em 1947, à Secretaria Municipal de Cultura. Estamos localizados, desde setembro de 2018, no Edifício Sampaio Moreira, considerado o primeiro arranha-céu da cidade. Com 12 andares e 50 metros de altura, inaugurado em 1924, foi um marco na arquitetura e na vida de São Paulo.

MISSÃO

Nossa missão é garantir a produção e a fruição da cultura na cidade de São Paulo.

 

VISÃO

Visamos, à longo prazo, a democratização do acesso à cultura e a crescente promoção cultural na cidade de São Paulo.

 

OBJETIVOS

Nossos objetivos são:

- Elaborar e implantar políticas públicas de cultura;

- Desenvolver programações e ações culturais;

- Articular, organizar e promover a cultura na cidade de São Paulo.