Reformulação do Portal da Transparência

Linguagem cidadã e foco no controle social

No dia 09 de dezembro, dia internacional de combate à corrupção, a Controladoria lançou uma nova versão do Portal da Transparência, mais amigável e com linguagem cidadã. Com a apresentação de ícones mais acessíveis, a Coordenadoria de Promoção da Integridade reformulou o layout de interface com o cidadão para fortalecer o controle social e permitir maior acesso e uso dessa ferramenta.

Resultado de um processo interno de 3 meses, o projeto teve início com o mapeamento das informações e links do Portal e, depois, com o redesenho das páginas, imagens e reformulação de conteúdo. Todas as páginas foram revisitadas e os conteúdos gerais foram redesenhados com intuito de torná-los mais acessíveis.

Além de manter todos os ícones existentes na barra superior, a página inicial apresenta receitas e despesas, juntando as despesas com publicidade e organizações sociais da saúde. Funcionalismo, Subprefeitura e Administração Indireta também possuem ícones específicos na página inicial.

Para ampliar o rol de informações de fácil acesso, a COPI desenvolveu ícones especiais ara a área de Controle Social, Catálogo Municipal de Base de Dados, Acesso à Informação e-SIC e Pedido Respondido. Com o propósito de articular portais e ferramentas, ainda há o redirecionamento para a plataforma do Diário Oficial em formato aberto, Diário Livre, Portal de Dados Abertos e uma página com a junção de outros portais do município. Esse último ícone é um grande hub de portais desenvolvidos pela Prefeitura de São Paulo com o intuito de tornar a gestão mais transparente e participativa.

Dessa forma, a COPI adota as medidas necessárias para fortalecer a cidadania, com ferramentas de controle social, e garantir o direito de acesso à informação de todos cidadãos.

Clique aqui e acesse o Portal.