Prefeitura lança site para acompanhamento das obras públicas

A Prefeitura de São Paulo, em uma parceria das secretarias de Governo (SGM), Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), Controladoria Geral do Município (CGM) e a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município (Prodam), está disponibilizando para a população o Portal “Obras Abertas”.

A nova ferramenta cumpre o objetivo de transparência e ressalta o comprometimento da Cidade de São Paulo com as ações de fortalecimento de Governo Aberto, além de ser uma iniciativa prevista no programa Time Brasil, ação da Controladoria Geral da União (CGU) voltada para auxiliar estados e municípios no aprimoramento da gestão pública e no fortalecimento do combate à corrupção e que tem a adesão da Prefeitura de São Paulo.

A população terá à sua disposição informações detalhadas sobre as obras e contratos da administração municipal, atualizadas de maneira automática e periódica, e contando também com acesso à base de dados em formato aberto.

Nesta primeira etapa, publicada em junho de 2022, 37 contratos que constam na base de dados da SIURB foram cadastrados no portal. Dessa forma, a população já tem a sua disposição os dados de 48 obras. A princípio, site será atualizado mensalmente, e a expectativa é que, em dezembro deste ano, 100% dos contratos da SIURB estejam cadastrados no portal. A partir daí, a atualização será diária.

No Portal “Obras Abertas” os dados estão disponíveis para os usuários de maneira georreferenciada, ou seja, dispostas no mapa da cidade – o GeoSampa - no exato local onde estão acontecendo, com fotos e uma ficha técnica de cada ação. Essa forma de navegação integra o Sistema de Informações Georreferenciadas de São Paulo, e facilita o consumo da informação para os cidadãos e cidadãs.

No sistema é possível, ainda, aplicar diversos filtros como: finalidade da obra, status, região da cidade, subprefeitura a que pertence, além de ser possível separar as construções de novos equipamentos das manutenções e inspeções.

Acesse o Portal Obras Abertas: http://obrasabertas.prefeitura.sp.gov.br/

Apresentação Governo Aberto - Evento de Lançamento Portal Obras Abertas