CGM está presente no novo Descomplica SP São Mateus com um posto de atendimento da Ouvidoria

A Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM/SP) integra a nova unidade do Descomplica SP – São Mateus com um posto de atendimento da Ouvidoria Geral do Município (OGM/SP). A inauguração ocorreu nesta sexta-feira (10/01) e contou com a presença do Controlador Geral do Município, Gustavo Ungaro, da Ouvidora Geral do Município, Maria Lumena Balaben Sampaio e das servidoras municipais Marina Guido e Érika Timóteo. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, na Avenida Ragueb Chohfi, 1.400 – Parque São Lourenço.

Está é a sexta unidade do Descomplica SP inaugurada no munícipio de São Paulo. A descentralização do atendimento da Ouvidoria está prevista no Código de Defesa do Usuário do Serviço Público. A OGM também está presente nas unidades de São Miguel Paulista, Campo Limpo, Santana/Tucuruvi, Butantã e Jabaquara, além do posto de atendimento na Galeria Prestes Maia, na Praça do Patriarca, 02 – Centro e do Espaço Aqui Tem Ouvidoria, na Rua Dr. Falcão, 69 – ao lado da estação Anhangabaú, que atende as demandas das Secretarias Municipais de Direitos Humanos e Cidadania e da Pessoa com Deficiência.

No posto de atendimento da OGM o munícipe pode fazer sugestões, reclamações, elogios e pedidos de informação sobre a administração pública via e-SIC. O cidadão também pode denunciar irregularidades ou ações ilegais por parte de servidores municipais e denunciar práticas de assédio moral e sexual.

Descomplica SP São Mateus

O Descomplica SP São Mateus concentra em um só espaço mais de 300 serviços, de 11 órgãos e secretarias, como Intermediação de Mão de Obra, Seguro Desemprego, Cadastro Único, Alistamento Militar e Bilhete Único para Pessoas com Deficiência, entre tantos outros. A unidade conta também com totens para realização dos serviços do Poupatempo, como a solicitação de 2ª via do RG e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e da SPTRANS, como a validação de créditos do Bilhete Único. Desde sua criação, em 2017, o Descomplica SP já realizou quase um milhão de atendimentos.

“É muito legal essa ideia de ter no mesmo lugar vários serviços. Muitas vezes ficamos perdidos, não sabemos por onde começar, e aqui recebemos todas as orientações necessárias, nos fazendo economizar o nosso tempo também”, disse a munícipe Patrícia dos Anjos.

Para descomplicar a vida do paulistano, o projeto tem infraestrutura de tecnologia e treinamento para atendimento ao cidadão com inteligência da Prodam. Disposta em um espaço de 1300 m² a unidade tem capacidade para 1.400 atendimentos diários.

O Descomplica SP está alinhado com a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão e será expandido, gradativamente, para toda a cidade. Serão implantadas 11 unidades até o final de 2020. Em operação nas zonas leste, oeste, norte e sul da Capital (São Miguel Paulista, Butantã, Campo Limpo e Santana/ Tucuruvi, Jabaquara e São Mateus), o programa já está aberto à população, em fase de testes, também na Penha. Ainda este ano, estão previstas unidades em Pirituba, Cidade Tiradentes, Capela do Socorro e uma na região Central.

*Com informações da Secretaria Especial de Comunicação

*Foto Crédito Marcelo Pereira/SECOM