Prefeitura promoveu 1072 horas de oficinas gratuitas nas 32 Subprefeituras dentro do Programa Agentes de Governo Aberto

A Prefeitura Municipal de São Paulo reuniu 5.500 pessoas nas oficinas gratuitas do programa Agentes de Governo Aberto entre os dias 12/09 e 15/12, superando a meta de 4.000 pessoas. Ao todo foram oferecidas 1.072 horas de oficinas nas regiões das 32 Subprefeituras. Os temas abordados foram transparência dos dados públicos, mapeamento de serviços, orçamento público, participação social e formulação de políticas públicas, entre outros. Com o sucesso das atividades, a PMSP alcançou a meta 34 do Programa de Metas 2019-2020, de “Fortalecer o Governo Aberto na Cidade de São Paulo”.

As iniciativas associadas à meta são: promover e fortalecer ações de transparência, participação cidadã, prestação de contas e inovação tecnológica relativas às temáticas de orçamento, descentralização e desenvolvimento local, sistemas de informação e comunicação participativa, educação e combate à corrupção; e, também, realizar oficinas do Programa Agentes de Governo Aberto nas áreas das 32 Subprefeituras. Em 2020 haverá nova edição do programa.

Na edição 2019, a Prefeitura contratou 32 Agentes de Governo Aberto, que receberam bolsa de R$ 100,00 por hora de aula e R$100,00 por hora de planejamento após a comprovação do trabalho realizado. Mais de 190 equipamentos públicos e privados receberam 369 oficinas, que tiveram duração de 2h30 a 5h. As atividades aconteceram nos CEUS, Escolas Municipais e Estaduais, Subprefeituras, Bibliotecas, UBS, Supervisões Técnicas de Saúde, Diretorias Regionais de Ensino, Universidades públicas e privadas, EMASP, Centros de Cidadania, Casas de Cultura, FabLabs, Organizações Não Governamentais, Institutos e Associações da Sociedade Civil.

O programa Agentes de Governo Aberto é coordenado pela Supervisão para Assuntos de Governo Aberto da Secretaria de Governo Municipal e Controladoria Geral do Município.