CGM está presente com postos de atendimento da Ouvidoria nas novas unidades do Descomplica SP no Butantã e em Santana/Tucuruvi

 A Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM/SP), dentro do projeto de ampliação e descentralização da rede de atendimento da Ouvidoria Geral do Município (OGM), passou a atender nas novas unidades do Descomplica SP no Butantã e na região de Santana/ Tucuruvi. A unidade do Butantã foi inaugurada nesta terça-feira (20/08), funciona na Rua Ulpiano da Costa Manso, 201 e tem a capacidade para fazer 1.200 atendimentos diários.

Já o posto do Descomplica SP em Santana/ Tucuruvi, inaugurado no último dia 14/08, está localizado na Avenida Tucuruvi, 808 e pode atender 800 pessoas por dia. As unidades do Descomplica SP disponibilizam ao cidadão diversos serviços envolvendo a atuação integrada de 11 órgãos e secretarias.

Nos novos postos da OGM, o munícipe pode registrar uma reclamação, tirar dúvidas, fazer denuncias e elogios, além de solicitar pedidos de informação (e-SIC). A descentralização do atendimento está presente no Código de Defesa do Usuário do Serviço Público e garante ao cidadão sua condição de partícipe na gestão municipal.

A CGM/SP também mantem postos de atendimento presencial nas unidades do Descomplica SP de São Miguel Paulista e de Campo Limpo, além do espaço “Aqui tem Ouvidoria” em uma parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, na Rua Dr. Falcão, 69 – Centro (ao lado da Estação Anhangabaú do Metrô) e na Galeria Prestes Maia, na Praça do Patriarca, 2, Sé.

Descomplica SP

Inspirado no programa Poupatempo, o Descomplica SP dispõe, além dos serviços oferecidos pela CGM/SP, de atendimentos para a recolocação no mercado de trabalho, pedido de seguro desemprego, solicitação de bilhete único para idoso e pessoa com deficiência, emissão da carteira de trabalho, entre outros serviços. O espaço conta, ainda, com totens para realização dos atendimentos do Poupatempo, como a solicitação de 2ª via do RG e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e da SPTRANS, como a validação de créditos do bilhete único.

Lançado em março de 2018, em um projeto-piloto na praça de atendimento da Subprefeitura de São Miguel Paulista, na Zona Leste, o programa já realizou mais de 400 mil atendimentos e registra índice de satisfação de 99% pelos usuários. A grande novidade do Descomplica SP é o atendimento lado a lado. Servidor e cidadão estão mais próximos, reforçando os conceitos de colaboração, parceria e transparência.

O programa Descomplica São Paulo está alinhado com a nova Política Municipal de Atendimento ao Cidadão e será expandido, gradativamente, para toda a cidade. Até o fim de 2020 serão implantadas outras unidades em regiões como São Mateus, Penha, Capela do Socorro e Jabaquara.

*com informações e fotos da Secretaria Especial de Comunicação (SECOM)