CGM participa de 1º Encontro de Pregoeiros promovido pela Prefeitura de São Paulo

A Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM/SP) participou, nesta quarta-feira (21/08), do 1º Encontro de Pregoeiros da Prefeitura de São Paulo, evento promovido pela Secretaria Municipal de Gestão em parceria com a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado e CGM/SP. Representantes das secretarias municipais, subprefeituras e autarquias participaram do encontro que teve o objetivo de promover a integração entre pregoeiros municipais, para o alinhamento de conhecimentos técnicos e orientações sobre economicidade, eficiência e melhores práticas na condução de processos licitatórios, além da fundamental parceria entre o Estado e o Município.

O encontro foi aberto pela Secretária Municipal de Gestão, Malde Vilas Bôas, que enfatizou o papel do pregoeiro na gestão municipal. “Comprar em uma cidade do tamanho de São Paulo é algo extremamente complexo e pode fazer a diferença na administração municipal. Este encontro mostra que a Gestão buscou caminhos, instrumentos e parcerias, principalmente com o Estado, para ajudar a Prefeitura a melhorar seus processos e seus procedimentos”.

O Controlador Geral do Município, Gustavo Ungaro, ressaltou o trabalho da CGM no controle interno da administração pública para ajudar no processo de aperfeiçoamento da gestão. “A razão de ser do controle é buscar a prevenção de irregularidades, o aumento da eficiência e a obtenção de resultados. A interação é necessária entre a CGM e a Gestão e já temos, no cotidiano, ações positivas e crescentes desta parceria.”

Ungaro também falou do Programa de Integridade, colocando em prática a lógica de Compliance e que está em processo de implementação na Prefeitura de São Paulo, como uma das metas do Prefeito Bruno Covas. “As grandes empresas privadas estão preocupadas com o aperfeiçoamento de seus controles internos e nós, como poder público, precisamos dar o exemplo. Existe um índice de integridade na Prefeitura que gera uma nota anual e nós temos como meta ampliar esta nota, melhorando a transparência, o funcionamento dos nossos processos, os resultados de nossas ações e, desta forma, evitando situações indevidas”.

A Coordenadora de Compras Eletrônicas da Secretaria de Fazendo e Planejamento do Estado de São Paulo, Rita Joyanovic, reforçou a importância das compras públicas para subsidiar as políticas públicas e falou sobre o Sistema de Bolsa Eletrônica de Compras de São Paulo (BEC) que completa, este ano, 19 anos e que mantém uma parceria com a Prefeitura desde 2012. Hoje 81 unidades compradoras são cadastradas e podem utilizar o Sistema. “Procuramos aperfeiçoar diariamente o Sistema, pensando em quem está na ponta e diminuindo os riscos do dia a dia. Hoje, nós temos uma dos catálogos de preços mais completos do País e isso se dá porque temos gestores especialistas cuidando de cada área. São parceiros e usuários que constroem o Sistema BEC, reduzindo os riscos e ampliando o conhecimento”.

O 1º Encontro de Pregoeiros da Prefeitura de São Paulo contou também com palestras para o aperfeiçoamento do trabalho dos gestores, com a apresentação de Priscila Vivarelli, coordenadora da Coordenadoria de Gestão de Bens e Serviços (COBES) que falou sobre o papel da Coordenadoria na Prefeitura e Sheila dos Santos Silva, diretora operacional do Sistema BEC. Sheila mostrou aos participantes como o Sistema pode ajudar nos processos licitatórios e sua utilização pelos pregoeiros e também pelas autoridades municipais.