CGM/SP capacita servidores para gestão de riscos nos parâmetros da Controladoria-Geral da União

 A Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM/SP) promoveu uma capacitação para os servidores de suas coordenadorias sobre gestão de riscos para a integridade, com base nos parâmetros da Controladoria-Geral da União (CGU). As atividades ocorreram nos dias 17 e 18 de julho e contaram com a presença de servidores da Coordenadoria de Auditoria Geral, Ouvidoria Geral do Município, Corregedoria Geral do Município, Coordenadoria de Promoção da Integridade, Assessoria Técnica e Assessoria de Produção de Informações e Inteligência.

O curso foi ministrado pelo Coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e de Prevenção da Corrupção (NAOP), da CGU – Regional de São Paulo, Márcio Sobral, que destacou a importância da capacitação para os servidores da CGM/SP, que serão multiplicadores do conteúdo apresentado. “O tema é muito importante para a administração pública e, em especial, para os servidores da CGM porque além de utilizarem para a sua própria gestão interna, eles serão disseminadores deste conteúdo para os outros órgãos municipais”.

Com carga horária de 16 horas, o curso foi dividido em dois dias de atividades teóricas e práticas, com a apresentação de conceitos básicos de gestão de riscos, modelos e aplicações, introdução à elaboração de Programas de Integridade e estudos de casos. Márcio destacou que a metodologia é baseada no modelo federal e em dois modelos consagrados internacionalmente, o COSO e o ISO 31000. “Nós estamos tratando de riscos para a integridade que podem afetar a conduta ética das pessoas no seu dia a dia. Essas metodologias ajudam a prevenir a ocorrência de atos ilícitos que venha a ferir a integridade municipal e, ao mesmo tempo, ajudam a racionalizar os processos de decisões dentro da administração pública”.