CGM/SP abre inscrições para curso de controle social do orçamento público municipal

A Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM/SP), por meio da Coordenadoria de Promoção da Integridade (COPI), está com inscrições abertas para o curso “Controle Social do Orçamento Público Municipal”, em uma parceria com a Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (EMASP). O curso será no dia 15 de agosto, das 13h30 às 17h30, e as inscrições devem ser feitas até o dia 29 de julho pelo link http://bit.ly/ControleSocial_Orçamento.

O curso, que será ministrado pela Divisão de Fomento do Controle Social de COPI, é dirigido para agentes públicos da Prefeitura de São Paulo e também para à sociedade civil, conselheiros e munícipes e tem o objetivo de fomentar a compreensão do orçamento público municipal, desde seu planejamento até a sua execução. No conteúdo, que terá carga horária de 4 horas, serão apresentados os princípios orçamentários, o planejamento orçamentário municipal (PPA, LDO, LOA), conceitos de receita e despesas, a execução orçamentária municipal e as ferramentas de informação para o monitoramento do orçamento, com enfoque para o controle da execução orçamentária. A metodologia de aprendizagem será dividida entre partes teóricas, com apresentação de vídeos e exercícios práticos sobre o conteúdo apresentado.

Para a Diretora da Divisão Técnica de Fomento de Controle Social da COPI, Bruna Attina, o conhecimento do orçamento público é imprescindível. “A sociedade deve verificar como e onde a Prefeitura aloca os recursos públicos, podendo, assim, exercitar seu direito de fiscalizar e avaliar as ações governamentais. Portanto, saber do orçamento não é uma tarefa só para quem é contador, mas sim de todos os munícipes como um instrumento de exercício da cidadania e prevenção da corrupção”.