Site da Controladoria Geral do Município de São Paulo recebe Selo de Acessibilidade Digital

A Controladoria Geral do Município de São Paulo recebeu, nesta segunda-feira (03/06), o Selo de Acessibilidade Digital entregue pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com as Secretarias de Comunicação (SECOM) e de Inovação e Tecnologia (SMIT), além da Prodam, para os sites da Prefeitura de São Paulo, Secretarias e Subprefeituras.

A Prefeitura da Cidade de São Paulo é a primeira do país a receber a certificação de acessibilidade em seus sites e segundo o prefeito Bruno Covas, o desenvolvimento da humanidade está ligado à difusão do conhecimento. “O mundo digital é um mundo ilimitado ao conhecimento. Cabe ao poder público garantir a universalização a esse mundo digital”, destacou.

O Selo de Acessibilidade Digital é emitido pela Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), órgão vinculado à SMPED, responsável pelas políticas de acessibilidade da Cidade de São Paulo, certifica páginas web que cumprem com os critérios de acessibilidade estabelecidos nacional e internacionalmente. Lançado em maio de 2018, além dos sites públicos municipais, já certificou várias empresas e entidades que comprovaram acessibilidade em seus sites.

O objetivo do Selo é promover, em todo o país, o conhecimento e a consciência sobre a importância de observamos as boas práticas da acessibilidade na web, assim como reconhecer as organizações que já têm sites e portais acessíveis. A avaliação segue os critérios estabelecidos no Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG), do Governo Federal, e as diretrizes de verificação previstas na Portaria nº 08/SMPED-GAB/2018, que regula o Selo de Acessibilidade Digital.

“Queremos, com essa iniciativa, estimular outros governos, órgãos públicos e empresas privadas a garantir a igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência no acesso a informações e serviços. Um site acessível cumpre importante papel social ao promover uma sociedade mais justa e inclusiva, além de cumprir a legislação vigente”, declara Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência.

A construção de plataformas mais inclusivas contou com as soluções de tecnologia da Prodam e, acima de tudo, com o envolvimento pessoal e a expertise de colaboradores com deficiência visual que validaram a acessibilidade dos portais municipais. “É motivo de orgulho contribuir para a ampliação das políticas de inclusão da cidade, tornando nossa Capital mais inteligente e humana para todos”, complementa Daniel Glaessel, diretor-presidente da Prodam.

*com informações da Secretaria Especial de Comunicação