CGM/SP apresenta ações de governo aberto na Prefeitura de Ottawa, no Canadá

A Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM/SP) participou, nesta quarta-feira (29/05), de uma atividade que antecedeu a abertura oficial da 6ª Cúpula Global da Open Government Partnership (OGP), em Ottawa, no Canadá. O encontro foi na Prefeitura da cidade canadense.   

O Controlador Geral do Município, Gustavo Ungaro, fez parte de um painel que discutiu histórias locais sobre inclusão, participação e impacto de ações de governo aberto. A sessão foi moderada por Patrick Kazyak, parceiro da OGP nos Estados Unidos e contou com a presença de Julia Fernandes de Carvalho representante do Fórum de Gestão Compartilhada, de Yevgeniia Abramova, Conselheira do Conselho do Oblast de Odessa (Ucrânia) e de Tomás González Olavarría, Diretor Executivo da Tribu (Chile).

O objetivo das discussões foi oferecer para governos nacionais, regionais e federais possibilidades para promover melhorias no governo aberto, fortalecendo a comunidade local, identificando desafios, modelos e novos caminhos para o desenvolvimento dos programas da OGP.

Neste debate, Gustavo Ungaro apresentou o Programa “Agentes de Governo Aberto”, desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo, já capacitou mais de 23 mil munícipes nos eixos de governo aberto (transparência, inovação, participação social e integridade) em mais de cinco mil horas de oficinas.

Ungaro também fez uma breve apresentação do Plano de Ação em Governo Aberto, que tem para 2019/2020 cinco compromissos definidos em um processo de co-criação: Orçamento, Descentralização e Desenvolvimento Local, Sistema de Informação, Comunicação e Transparência, Educação e Combate à Corrupção.