CGM/SP participa da Campus Party com discussões sobre LAI, Monitoramento de Obras e Governo Aberto

A Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM/SP) iniciou hoje sua participação nas atividades da 12ª edição da Campus Party, considerada o maior evento de experiência tecnológica do mundo, com uma discussão sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI). A Prefeitura de São Paulo é parceira institucional do evento, promovido pelo Instituto Campus Party, uma associação sem fins lucrativos, e irá oferecer mais de vinte atividades gratuitas até o dia 17 de fevereiro.

Dez secretarias estão envolvidas na articulação de temas, palestras, debates e workshops que visam fomentar e aprimorar a transformação digital para uma cidade inteligente, com inclusão digital e democratização do acesso. Além da CGM, as Secretarias de Inovação e Tecnologia, Governo, Educação, Saúde, Comunicação, Assistência Social, Direitos Humanos, Fazenda e Desenvolvimento Econômico estão integradas para trazer soluções e fazer parte do processo de usar a tecnologia a serviço das pessoas na construção de melhorias no serviço público.

A CGM apresentou o Desafio Colaborativo LAI, tendo levado mais informações sobre a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011) para os participantes do encontro. O desafio reforça os princípios da LAI, além de discutir como transformar a Lei de Acesso à Informação em algo atrativo e como ampliar o alcance dos materiais de comunicação sobre a transparência.

The Big Hackathon

O The Big Hackathon é um evento dentro da Campus Party organizado pela Prefeitura de São Paulo com premiação. O hackathon busca contribuir com soluções para problemas sociais trabalhando com dados abertos, no qual os participantes serão desafiados a buscar soluções para problemas da cidade. Nesta edição, vai contar com desafios nas áreas de: Direitos Humanos, Gestão Orçamentária e Transparência.

A CGM, por meio da Coordenadoria da Promoção de Integridade (COPI), estará presente em dois hackatons, entre os dias 13 e 15 de fevereiro. O hackaton de “Monitoramento de Obras Públicas” pretende discutir a criação de um sistema para acompanhar as obras realizadas pela Prefeitura de São Paulo de monitoramento de obras, permitindo que a população saiba o status de determinada obras, seus custos, visualizando de forma georreferenciada as construções na cidade. Entre os principais desafios propostos estão a implementação da plataforma, a dificuldade de integração entre as diferentes bases de dados e os dados em sistemas fechados.

Já o hackaton “Agentes de Governo Aberto” terá a parceria da São Paulo Aberta, da Secretaria Municipal de Governo, e apresentará esse novo conceito de se pensar políticas públicas, propondo a conexão de quatro eixos: Transparência, Participação Social, Accountability/Integridade e Inovação. Os participantes criarão projetos para potencializar o programa, superando os desafios de gerenciamento, automatização e comunicação.