Câmara Municipal de São Paulo recebe oficina sobre Transparência e Lei de Acesso à Informação

 A Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM/SP) realizou, nesta segunda-feira (26), na Câmara Municipal de São Paulo, uma oficina sobre transparência e Lei de Acesso à Informação. O convite para o evento partiu da Vereadora Janaína Lima, dentro do projeto “Embaixadores da Mudança”. O objetivo foi incrementar a transparência pública e fomentar a participação social.

Para a vereadora, a parceria com a CGM/SP é importante para incentivar o cidadão a participar da política. “O objetivo dessa oficina é justamente ensiná-lo a decifrar a administração pública, mostrando quais são os instrumentos disponíveis para promover a transparência e a eficiência na gestão do nosso município.”

A oficina desenvolvida na Câmara Municipal foi a dinâmica do “Jogo dos LAIkes”, uma metodologia lúdica e participativa para o fomento da transparência e do acesso às informações públicas municipais. O jogo trabalha noções importantes contidas na Lei Federal nº 12.527/11, tais como transparência ativa e passiva, fluxos e prazos para resposta de pedidos de acesso à informação, além de estimular a navegação nos diversos portais institucionais da Prefeitura, em que já é disponibilizada uma série de informações e dados de interesse. O Jogo dos LAIkes está disponível neste link: http://bit.ly/kit-jogo-laikes.

Para ter acesso as oficinas desenvolvidas pela CGM/SP é só entrar em contato com a Divisão de Fomento ao Controle Social e agendar uma atividade com o seu grupo. Os telefones para informações são 3334-7109 ou 3334-7117. Você também pode entrar em contato pelo e-mail controlesocial@prefeitura.sp.gov.br.