CGM/SP e Prefeitura de Sorocaba assinam Termo de Cooperação

A Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM/SP) e a Corregedoria Geral do Município de Sorocaba assinaram, nesta quinta-feira (04/10), um termo de cooperação para a disponibilização, compartilhamento e intercâmbio de informações e conhecimentos técnicos do Sistema de Controle de Bens Patrimoniais dos Agentes Públicos (SISPATRI), ferramenta de controle desenvolvida e gerida pela CGM.

A assinatura ocorreu em cerimônia que comemorou os cinco anos da Corregedoria Geral de Sorocaba e contou com a presença do Controlador Geral do Município de São Paulo, Gustavo Ungaro, do Secretário do Gabinete Central da Prefeitura de Sorocaba, Eric Rodrigues Vieira, do Corregedor Geral do Município de Sorocaba, Carlos Alberto de Lima Rocco Júnior e autoridades locais.

Pelo termo de cooperação, a CGM/SP disponibilizará a Plataforma SISPATRI, composta pelos módulos “Agente Público”, “Gestão de RH” e “Módulo BI”. A Prefeitura de Sorocaba poderá alterar o Sistema, criando novos módulos e recursos, os quais deverão ser disponibilizados à CGM/SP. O termo de cooperação terá vigência de 60 meses e não vai gerar custos para o erário.

Na cerimônia, o Controlador Geral do Município, Gustavo Ungaro, que havia contribuído para a criação do órgão municipal de controle interno da Prefeitura de Sorocaba, ao tempo em que presidiu o Conselho Nacional de Controle Interno – CONACI, chamou a atenção para a burocracia, que pode se tornar uma aliada da corrupção, criando oportunidades para práticas indevidas. Ungaro reforçou a necessidade de unidades de controle na administração pública, com condições efetivas de funcionamento, realizando apurações isentas e rápidas, para que não aja a sensação de impunidade. “Este momento de valorização da administração pública eficiente, transparente, aberta e participativa é a tônica necessária para avançar no que a população coloca hoje em dia como prioridade, que é o enfrentamento da corrupção”.