CGM/SP participa de encontro de Cidades Abertas e Inteligentes

A Controladoria Geral do Município de São Paulo participou nesta segunda-feira (24/09) do Open Cities Summit, a Cúpula de Cidades Abertas, realizado em Buenos Aires, na Argentina. O objetivo é refletir sobre os desafios e oportunidades criadas desde a última edição da Cúpula, em 2016, além de fornecer um fórum para avançar na discussão e ação de cidades abertas. Participaram do encontro representantes de órgãos públicos, sociedade civil, especialistas em cidades inteligentes e governo eletrônico e pesquisadores de dados abertos e inovação no setor público.

O Controlador Geral do Município de São Paulo e Membro Titular do CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno, Gustavo Ungaro, fez palestra e integrou painel de discussão com o tema “Cidades Abertas e Inteligentes”, com a presença de Milene Pribic, da IBM, e de François Contreau, Prefeito de Montreal. Em sua apresentação, o Controlador enfatizou os programas desenvolvidos pela CGM/SP dentro do Open Government Partnership – a Parceria para Governo Aberto, como o “Agentes Formadores de Governo Aberto”, que em 2018 chega a sua terceira edição e já formou mais de 20 mil munícipes em todas as regiões da cidade.

Ungaro apresentou as novas ferramentas do Portal da Transparência do Município de São Paulo, que entre janeiro e agosto deste ano teve 314.182 visitas, um aumento de 90% se comparado ao mesmo período de 2017. Também fez referências ao Portal de Dados Abertos, que ultrapassou a marca de 200 mil visitantes nos primeiros 08 meses de 2018, ampliando em 200,46% o número de visitas, se comparado ao mesmo período de 2017.

Por fim, Gustavo Ungaro reforçou as ações promovidas pela CGM/SP na busca da promoção da integridade e da transparência e no combate à corrupção - "o fortalecimento do controle interno ajuda a prevenir irregularidades e a melhorar o resultado da ação governamental, em favor das pessoas que vivem nas cidades".

IODC 18

Entre os dias 27 e 28 de setembro, a Controladoria Geral do Município de São Paulo participará do International Open Data Conference (IODC) - A Conferência Internacional de Dados Abertos, também em Buenos Aires, na Argentina. O evento tem o objetivo de compartilhar conhecimentos, planejar estratégias e colaborar para um futuro que priorize os dados abertos.