Novo controlador Gustavo Ungaro faz balanço do primeiro mês de trabalho na Controladoria Geral do Município de São Paulo

 Após um mês, o Controlador Gustavo Ungaro avaliou como positivas as ações destes primeiros 30 dias de trabalho à frente da Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM). “O controle interno da Administração Pública envolve promover a transparência, a integridade e a eficiência, ouvir as demandas dos cidadãos e buscar respostas satisfatórias, realizar inspeções e auditorias capazes de contribuir para o aperfeiçoamento dos procedimentos e o alcance dos resultados, apurar e responsabilizar quando há irregularidades”. Antes de assumir a CGM, atuou como Ouvidor Geral e Corregedor Geral do Estado de São Paulo, tendo presidido o Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI), do qual é Membro Titular.
Ungaro é Bacharel e Mestre em Direito pela USP, Advogado licenciado e Professor de Ensino Superior. É formado pela Escola de Governo de São Paulo, com atividades de extensão universitária na Escola Paulista da Magistratura, Fundação Getúlio Vargas e nas Universidades de Coimbra, Lion, Lisboa e George Washington. Palestrante e autor de livros e artigos jurídicos na área do Direito Público, foi Secretário Diretor Geral do Tribunal de Alçada Criminal e Coordenador do Programa de Proteção a Testemunhas, no Ministério da Justiça, dentre outras funções públicas exercidas.

Ações na CGM

Nos últimos 30 dias, Gustavo Ungaro esteve em todas as unidades da Controladoria, reuniu-se com representantes de diversas instituições e também com secretários municipais e prefeitos regionais da administração do Prefeito Bruno Covas. Desta forma, conseguiu estreitar relacionamentos e elencar pontos estratégicos para o fortalecimento da atuação da CGM.
Reuniu-se, semanalmente, com o Secretario Municipal de Justiça, Rubens Rizek, e com o Procurador Geral do Município, Guilherme Bueno de Camargo. Recebeu a visita dos Secretários Municipais Daniel Annenberg, Jorge Damião e Wilson Poit, das secretarias de Inovação e Tecnologia, Esportes e Lazer e Desestatização e Parcerias, respectivamente. Da mesma forma que reuniu-se com o Prefeito Regional de São Miguel Paulista, Edson Marques Pereira, com o Secretário das Prefeituras Regionais, Marcos Penido, o Secretário Adjunto de Direitos Humanos e Cidadania, Eduardo Barbin Barbosa, o Secretário da Educação, Alexandre Alves Schneider, o Secretário de Gestao, Paulo Uebel, o Secretario da Fazenda, Caio Megale, o Procurador do Ministério Público de Contas, Celso Matuck, e com o Vereador José Police Neto.
Em um dos seus primeiros atos como Controlador, Ungaro participou de um encontro com a Associação Municipal de Auditores de Controle Interno de São Paulo (AMACISP). Recebeu dirigentes da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, para impulsionar o Programa São Paulo Aberta. Presidiu a reunião da Comissão Municipal de Acesso à Informação (CMAI).
Na seara administrativa, foram feitos ajustes orçamentários, com redução de despesas, e solicitada autorização para a contratação de novos servidores concursados.
Teve audiências com Controladores dos municípios de Itapevi, São Caetano do Sul, Osasco e Guarujá para formalizar a Rede Paulista de Controladorias (REPAC). Assinou acordo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de São Sebastião, para desenvolver e aplicar a Lei de Acesso à Informação (LAI) – foram recebidos representantes de todas as Secretarias daquela cidade.
A Controladoria Geral do Município sediou, pela primeira vez, reunião plenária do Fórum Paulista de Combate à Corrupção – FOCCO/SP, com representantes de Controladorias, Tribunais de Contas, Ministério Público Federal e Estadual, Polícias, Procuradorias, Secretarias e outros órgãos de prevenção e repressão à corrupção. Na oportunidade, o Controlador Gustavo Ungaro teve renovada sua continuidade como Secretário Executivo do Fórum. Recebeu sua sucessora a frente da Ouvidora Geral do Estado de São Paulo, Manuella Ramalho, e tratou de ações referentes às transicoes da Ouvidoria, Controladoria, Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI) e do FOCCO/SP.
Em 30 dias de trabalho, o Controlador participou de reuniões no Ministério Público de São Paulo, reuniu-se om o Conselheiro Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Renato Martins Costa, e com o Conselheiro Presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, João Antônio da Silva Filho.
Participou de Reuniões Ordinária e Extraordinária do Comitê de Governança das Entidades da Administração Indireta – COGEAI. A convite da Escola Paulista de Contas Publicas, fez palestra na Câmara Municipal de Campinas, em evento que comemorou os seis anos da implementação da Lei de Acesso à Informação (LAI). Na ocasião falou sobre a importância do trabalho da Controladoria, e discutiu as dificuldades, os avanços e os reflexos positivos da LAI para a sociedade, além das ações necessárias para a efetividade da Lei.