CGM organiza Café Hacker com conselhos gestores do Jaçanã e Tremembé

 Na manhã da última sexta-feira, 17/11, a Controladoria Geral do Município (CGM) organizou a primeira edição do Café Hacker em 2017, com membros de conselhos gestores da região do Jaçanã e do Tremembé, na Zona Norte de São Paulo.
Um dos objetivos do Café Hacker é explorar as principais plataformas de Transparência Ativa da Prefeitura de São Paulo, quando os dados são disponibilizados na internet, além de buscar os conjuntos de dados abertos relativos ao território escolhido (Jaçanã e Tremembé).
Os conselheiros foram apresentados ao orçamento municipal, de maneira básica e sucinta, e aprenderam como é possível fazer um acompanhamento da execução orçamentária. Com isso, o controle social é fortalecido e os instrutores do evento, servidores da Coordenação de Promoção da Integridade, puderam receber um feedback sobre a forma das publicações, a qualidade dos dados e outras demandas da região.
O Portal da Transparência e o Portal de Dados Abertos foram alguns dos exemplos navegados pelos conselheiros. A experiência foi importante para demonstrar, na prática, como alguns dados estão disponibilizados e como encontrar as informações desejadas.
Na segunda etapa do Café Hacker foi apresentado o conceito de Transparência Passiva, quando as informações não estão disponíveis e é necessário fazer um pedido de acesso à informação através do e-sic (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão). Qualquer munícipe pode requerer qualquer informação do município, sem precisar de motivação ou justificativa.
A expectativa é de que com os conceitos aprendidos e a utilização dos dados disponíveis, os Conselhos Gestores da região do Jaçanã e Tremembé consigam fazer o acompanhamento das políticas públicas da região, ajudando a construir uma cidade melhor para todos.