CGM realiza escuta social sobre a Política Municipal de Transparência e Dados Abertos

Na noite da última terça-feira, 10/10, a Controladoria Geral do Município (CGM) realizou uma escuta social para receber presencialmente contribuições para a elaboração da Política Municipal de Transparência e Dados Abertos (PMTDA) do Município de São Paulo.

O encontro aconteceu no auditório localizado no terraço do Edifício Martinelli, e foi aberto ao público. A escuta social tem como característica ser um evento menos formal que uma audiência pública, mas continua sendo um espaço para ouvir a opinião da sociedade.

A proposta do evento é discutir aspectos conceituais e práticos para a implantação de uma estratégia de transparência que orientará os atos da Administração Pública Municipal, bem como a abertura de dados públicos, com a presença de acadêmicos, servidores e representantes da sociedade civil.

A composição da mesa para os debates contou com a presença de integrantes pertencentes à diversos setores, como: Academia científica, Administração Pública Municipal e Organizações da Sociedade Civil. Além dos debatedores, os munícipes puderam participar, se inscrevendo para fazer comentários a cada módulo da PMTDA.

Os comentários recebidos nesta escuta social serão avaliados pela Coordenadoria de Promoção da Integridade e pela Assessoria Jurídica da CGM, os quais serão sistematizados e apresentados em um documento de devolutiva. As sugestões aprovadas serão incorporadas ao texto final, que será enviado na forma de um anteprojeto de uma nova norma sobre transparência e dados abertos para a devida e necessária apreciação de outras instâncias da Prefeitura do Município de São Paulo (PMSP).