“Bibliotecas como Polos de Acesso à Informação”: Controladoria faz apresentação sobre o projeto na FESPSP

Na tarde dessa quarta-feira (30/11), a Controladoria Geral do Município foi convidada a apresentar o projeto “Bibliotecas como Polos de Acesso à Informação” na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP).

O projeto, que teve início em abril desse ano, é fruto de um Termo de Cooperação entre a Coordenadoria de Promoção da Integridade (COPI) da CGM e a Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB), vinculada à Secretaria de Cultura. Para ler o documento na íntegra, clique aqui. http://bit.ly/BibliotecasLAI_termo

A iniciativa busca consolidar novos espaços físicos para atender, orientar e apoiar os cidadãos interessados em fazer pedidos de informação à Prefeitura da capital paulista. A partir de um processo de formação de seus funcionários a respeito da Lei de Acesso à Informação (nº 12.527/11), as bibliotecas acolhem cidadãos que queiram registrar um pedido no sistema e-SIC ou se informar sobre as possibilidades de controle social.

Para o diretor do CSMB, Miro Nalles, o processo de apropriação da Lei de Acesso à Informação se dá em duas etapas: “Primeiro a população precisa saber que pode reivindicar seus direitos, depois, a sociedade precisa aprender a como reivindicá-los. Por isso, a importância de transformar as bibliotecas em polos. Esses locais são difusores de conhecimento e aprendizado”, afirmou.

De acordo com Laila Bellix, coordenadora geral de COPI, a ideia principal da Controladoria é “fomentar as noções e princípios de cidadania e difundi-los nos mais diversos equipamentos públicos espalhados pela cidade”.

Até o momento, oito bibliotecas municipais já se transformaram em Polos de Acesso à Informação. Para conferir os endereços, clique aqui. http://bit.ly/BibliotecasLAI_mapa

A apresentação do projeto foi feita pela diretora e pelo coordenador da Divisão de Fomento ao Controle Social de COPI, Lindalva de Jesus Feitosa Oliveira e Guilherme Yazaki, respectivamente.
 

Imagens


As fotos ficarão disponíveis para download pelo período de 30 dias. O crédito deve ser: CGM-SP.

FOTO 01

FOTO 02