Bibliotecas como Polos de Acesso à Informação: novo projeto da CGM-SP atrai público jovem

Na manhã dessa quarta-feira (19/10), a Controladoria Geral do Município de São Paulo deu sequência às atividades do projeto “Bibliotecas Públicas como Polos de Acesso à Informação”, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. Dessa vez, a unidade escolhida foi a Biblioteca Érico Veríssimo, na região de Taipas, zona norte da capital.

O público do evento foi de meninos e meninas, com idade entre 12 e 18 anos, membros do grêmio estudantil da Escola Estadual Eduardo Gomes Brigadeiro. Eles fazem parte da chapa “Partido Representante dos Estudantes”, eleita no início do ano. Além do grêmio, participaram do encontro uma professora da escola, funcionárias da biblioteca e um jovem que se interessa por atividades participativas na comunidade.

De acordo com a coordenadora da Biblioteca, Patrícia Muniz Marçal, esses jovens foram convidados por que representam a liderança da instituição. “Eles se preocupam com o todo, não só com o individual. Esperamos que eles repliquem para os demais alunos o conteúdo de hoje”.

Questionados sobre o que é liderança, a maioria nem precisou pensar para responder: “Ser líder é dar o exemplo todos os dias” e “Ter liderança não é ter razão em tudo. É guiar as pessoas pelo caminho correto e mostrar quais são os benefícios disso”.

A oficina de ontem, coordenada por Lindalva Oliveira e Guilherme Yazaki, ambos da Divisão de Fomento ao Controle Social da Coordenadoria de Promoção da Integridade, tinha por objetivo apresentar aos estudantes a Lei de Acesso à Informação (Nº 12.527/2011) e o Serviço de Informação ao Cidadão.

“Queremos que eles saibam utilizar essas ferramentas e entendam a importância do controle social”, explicou Lindalva Oliveira.

Como parte da metodologia, ao final da oficina eles preencheram cartões com formato de camisetas, com frases de desejos ou melhorias para a região onde moram. Dentro dessa temática, foram elaborados pedidos de informação no sistema e-SIC da Prefeitura do Município de São Paulo, que serão retomados no próximo encontro do grupo marcado para o mês de novembro.

Serviço - Biblioteca Érico Veríssimo

Endereço: Rua Diógenes Dourado, 101 (Cohab Parada de Taipas)
Horário: De 2ª a 6ª feira, das 08h às 17h – Aos sábados, das 09h às 16h

IMAGENS

As fotos ficarão disponíveis para download pelo período de 30 dias. O crédito deve ser: CGM-SP.

Foto 1

Foto 2

Foto 3

Foto 4

Foto 5