Prefeitura de São Paulo anuncia a abertura de mais de 6.500 pedidos de informação

As bases divulgadas no Portal da Transparência foram tratadas pela Controladoria Geral do Município (CGM-SP) para remoção de informações pessoais

Na noite de ontem (15/10), a Controladoria Geral do Município, por meio da Coordenadoria de Promoção da Integridade (COPI), realizou mais um Café Hacker na sala Olido. Cerca de 80 pessoas participaram dessa 14º edição que promoveu e discutiu a abertura dos pedidos realizados desde o início da operação do Sistema e-SIC, em agosto de 2012, até maio de 2015. Além da divulgação dessas bases em formato aberto, a CGM-SP ainda anunciou a plataforma “Pedido Respondido!”, onde será possível consultar de forma rápida por palavra-chave e por órgão da Prefeitura.

O evento foi aberto pela coordenadora de COPI, Fernanda Capagnucci, na presença do Controlador Geral do Munícipio Roberto Porto. Em sua fala, a coordenadora agradeceu o empenho de sua equipe e o apoio do gabinete para que a inciativa fosse realizada com sucesso. Já Roberto Porto, destacou que trata-se de uma iniciativa inédita que deve contribuir muito para aprimorar a qualidade da informação que a Prefeitura presta aos cidadãos e também otimizar o trabalho dos órgãos públicos, uma vez que o cidadão pode pesquisar se a pergunta que gostaria de fazer já foi respondida antes.

Na sequência, a mesa foi composta pelo assessor especial da coordenadoria de COPI, Murilo Machado, e pelo diretor de transparência ativa, Renato Mataruco. Antes do início do debate, os dois falaram sobre o funcionamento do Portal da Transparência e sobre o processo de triagem das informações solicitadas através dessa ferramenta, assim como das respostas para nova plataforma.

O site “Pedido Respondido!”, está oficialmente no ar e a CGM-SP pretende adotar uma rotina para atualizar as bases de forma permanente -- a princípio, bimestralmente. Essa rotina envolve analisar o conteúdo de texto dos pedidos e ocultar trechos em que há informações pessoais (nomes, números de documento, endereços etc.), inclusive dos anexos das respostas. Lembrando que o site foi desenvolvido em software livre e o código ficará disponível em repositório público.


Café Hacker

O projeto Café Hacker é uma metodologia criada pela CGM-SP e realizada em parceria com outros órgãos municipais para envolver a sociedade no processo de abertura de dados públicos.

Nos encontros, programadores, jornalistas, pesquisadores, ativistas e quaisquer outros interessados se reúnem para apresentar demandas e discutir a forma de disponibilização dos dados. Ao todo, já foram realizados 13 encontros, todos registrados no blog http://cafehacker.prefeitura.sp.gov.br/