Oficina da LAI com Comunicadores aposta em perfil multiplicador de profissionais

Atividade quer consolidar a lei como instrumento de controle social entre jornalistas e comunicadores de associações de bairros, movimentos sociais e outras organizações

A Lei de Acesso à Informação (LAI) é um instrumento importante para subsidiar o trabalho de jornalistas e comunicadores populares, constituindo uma fonte de dados precisa e fiável. Por sua vez, quando se valem desta lei, os profissionais de comunicação conseguem fazer informações chegarem a públicos que nem sempre têm acesso aos veículos oficiais.

Para fortalecer essa relação frutífera, a Coordenadoria de Promoção da Integridade da Controladoria Geral do Município de São Paulo (COPI-CGM) vai realizar a Oficina da Lei de Acesso à Informação com Comunicadores. Será a décima segunda edição da série, que já abordou temas como moradia, meio ambiente urbano, mulheres, saúde e educação.

A oficina acontecerá no dia 27/8, das 9h30 às 12h30, na sede do Arquivo Histórico Municipal (próximo ao metrô Tiradentes). Na ocasião, contaremos com a presença da jornalista Marina Iemini Atoji, gerente-executiva da Associação Brasileira de Jornalismo investigativo - Abraji e secretária-executiva do Fórum de Acesso à Informação, que falará sobre o potencial de uso da LAI para o fazer jornalístico e os desafios dessa prática.

A programação da atividade é composta por uma introdução à Lei de Acesso a Informação, seguida de uma exposição com debate sobre o tema do encontro. Após um intervalo, passamos para uma fase mais prática, com recomendações para a redação de pedidos de informação e uma demonstração do registro de uma solicitação no Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC).

A oficina é direcionada a membros de organizações, coletivos e movimentos sociais e, em especial neste caso, jornalistas e comunicadores populares, mas todos os interessados no tema são bem-vindos. Em virtude da metodologia, teremos 60 vagas disponíveis, e as inscrições devem ser feitas por meio do formulário disponível neste link.

Oficina da LAI com Comunicadores

Data: 27/08/2015
Horário : das 9h30 às 12h30
Local: Auditório do Arquivo Histórico Municipal
Endereço: Praça Coronel Fernando Prestes, 152, térreo - Luz (clique aqui e veja como chegar
Inscrições aqui