PREFEITURA DE SÃO PAULO

CGM-SP participa do 1º Programa da OEA para Promoção de Governos Abertos nas Américas

Coordenadora de Promoção da Integridade está entre os 24 selecionados no continente

18/03/2015 12h15

De março a outubro de 2015, vinte e quatro representantes de governos e organizações da sociedade civil, provenientes de dezesseis países do continente americano, vão participar do programa “Agentes para a Promoção de Governos Abertos nas Américas”, da Organização dos Estados Americanos (OEA).

O objetivo do programa é criar uma rede de jovens que atuam com o tema em posições estratégicas na região, de modo a proporcionar reflexão, debate e troca de experiências entre os participantes.
Fernanda Campagnucci, coordenadora de Promoção da Integridade da Controladoria Geral do Município (COPI-CGM) e integrante do Comitê Intersecretarial de Governo Aberto da Prefeitura (CIGA-SP), está entre os vinte e quatro selecionados (confira a lista).

Jornalista e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Fernanda cursou especialização em Transparência, Accountability e Combate à Corrupção na Universidade do Chile. Atua na Controladoria desde julho de 2013, e desde março deste ano coordena a COPI, área da CGM dedicada à prevenção da corrupção.

“É uma oportunidade ímpar para a CGM inserir-se em uma rede internacional comprometida com a promoção de transparência e integridade no continente. Além disso, o conhecimento adquirido poderá ser internalizado nos projetos da Controladoria e da Prefeitura, bem como novos parceiros podem ser incorporados nesse processo”, avalia Fernanda.

De acordo com a OEA, inscreveram-se no processo 657 pessoas de 23 países, e um comitê de seleção foi responsável por avaliar as candidaturas segundo uma matriz de avaliação divulgada pela organização.

O Programa está estruturado em quatro fases: (1) curso virtual sobre conceitos de governo aberto, com a duração de duas semanas; (2) encontro de uma semana em Washington D.C, nos Estados Unidos, de 22 a 28 de março; (3) desenvolvimento de projetos com interação remota, nas instituições de origem dos participantes e (4) encontro de fechamento na Cidade do México, em outubro de 2015.

Todas as despesas do Programa são pagas pela OEA. São parceiros do Programa os governos do México e do Canadá, a Fundação AVINA, o Centro Carter, a Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL) e a Hivos.