Café Hacker discute a Plataforma São Paulo Aberta

Iniciativa visa promover mais transparência, participação, inovação tecnológica e integridade entre o cidadão e a Prefeitura de São Paulo

Em sua décima edição, o Café Hacker desta quinta-feira (24) discutiu a proposta de criação da Plataforma Digital, que visa abrigar as iniciativas de Governo Aberto – Participação Social, Inovação Tecnológica, Transparência Pública e Integridade – do município de São Paulo.

O encontro ocorreu durante a programação do Arena NetMundial, no Centro Cultural Vergueiro, e contou com a participação de várias áreas da Prefeitura, entidades, jornalistas, hackers, programadores, desenvolvedores e outros representantes da sociedade civil.

A apresentação do projeto foi feita pelo Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Relações Internacionais e Federativas (SMRIF), Gustavo Vidigal, que destacou a importância da participação da sociedade civil durante o processo de criação da plataforma digital em encontros abertos como o Café Hacker.A Assessora Especial da Controladoria Geral do Município (CGM), Fernanda Campagnucci, apresentou o Plano de Ação para o Governo Aberto e suas funcionalidades.

Segundo Fernanda, o principal objetivo do plano é fomentar o uso de tecnologias livres que possam facilitar o acesso do cidadão, por meio de aplicativos e ferramentas de consulta participativa, a documentos e informações de interesse público produzidos pela Prefeitura. Durante o encontro, participantes expuseram suas dúvidas e sugestões com relação à proposta apresentada.

O Café Hacker é uma das iniciativas de Governo Aberto na cidade de São Paulo e foi concebido pela Coordenadoria de Promoção da Integridade– da Controladoria Geral do Município.