Mutirão de Castração atende 500 animais

O Mutirão de Castração realizado em Cidade Tiradentes, realizado nos dias 16 e 17 de julho, atendeu aproximadamente 500 animais, entre cães e gatos. A medida visa controlar a população de animais na cidade e prevenir o desenvolvimento de doenças.

O Mutirão de Castração realizado em Cidade Tiradentes, nos dias 16 e 17 de julho, atendeu aproximadamente 500 animais, entre cães e gatos. O evento aconteceu no CEU Inácio Monteiro.

A Subprefeitura de Cidade Tiradentes apoiou a ONG Centro de Recuperação e Preparação Animal (Cepras), realizadora do evento, por intermédio da Supervisão de Vigilância em Saúde de Cidade Tiradentes.

A prestação de serviço foi destinada à população da região que tem animais de estimação, com o objetivo de impedir a reprodução de cães e gatos, sem controle, além de prevenir o desenvolvimento de doenças.

Os participantes enquanto esperavam pelo atendimento de seus animais, tiveram a oportunidade de tirar dúvidas em uma palestra sobre Mitos e Verdades da Castração, que abordou sobre os benefícios de castrar seu animal.

Outro aspecto falado foi referente à prevenção de evitar doenças como infecção uterina, gravidez psicológica, formação de cistos ovarianos e tumores de mama nas fêmeas.

Andréa da Silva Rocha, 44, dona de casa, trouxe sua cadelinha Safira de dois anos para fazer a cirurgia. “O atendimento foi bem organizado nesta campanha, tirei todas as minhas dúvidas sobre o risco de operar minha cachorra”.
 
Os participantes também receberam gratuitamente folhetos informativos e RGA (Registro Geral do Animal) que identifica o responsável pela posse do animal. Alexandra Lunes Almeida, 36, bancária, estava com seu gato Bernardo para fazer a castração. “Esse projeto é de ótima qualidade, deveria ter com mais frequencia em nossa região, e até mesmo se estender para animais de rua”, afirma.

Antônio Gomes de Araújo, 54, pedreiro, sua esposa Gasarrota Melheires de Araújo, 58, diarista, ficaram sabendo da campanha através da sua neta Isabele Vitória Silva Araújo, 7, estudante do CEU Inácio Monteiro. “Quando fomos avisados por ela, tratei logo de inscrever meus dois cachorros Totó e Branca, ambos de raça PitBull, com isso conseguimos economizar R$120,00”, disse o casal.

Inscrição para castração

Os munícipes de qualquer parte da Cidade que queiram castrar seus animais de estimação podem efetuar cadastro junto ao Centro de Controle de Zoonoses – (CCZ). No momento  da inscrição os interessados devem levar os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência. Não é necessário levar o animal no ato da inscrição.

Feito o cadastro, o CCZ encaminhará os interessados ao local mais próximo de sua residência, onde esteja ocorrendo o serviço gratuito de castração regularmente.

Serviço

Cadastro para castração de cães e gatos
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, sábado, das 9h às 17h
Local:  Centro de Controle de Zoonoses
Endereço: Rua Santa Eulália, 86, próximo do Metrô Carandiru
Documentos necessários: RG, CPF e comprovante de residência