Campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos começa nesta segunda-feira

A Campanha de Vacinação Contra Raiva em Cães e Gatos, realizada entre os dias 21 de maio a 3 de junho, tem como meta imunizar cerca de um milhão de animais. A adesão da população à campanha é importante para que a doença permaneça sob controle.

A Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa), da Secretaria Municipal da Saúde, realizará a Campanha de Vacinação Contra Raiva em Cães e Gatos por meio do seu Centro de Controle de Zoonoses e das Supervisões de Vigilância em Saúde (Suvis), no período de 21 de maio a 3 de junho de 2012.


A meta é imunizar cerca de um milhão de animais, entre cães e gatos. A adesão da população à Campanha de Vacinação Contra Raiva é importante para que a doença permaneça sob controle.


Donos responsáveis devem levar seus animais para serem vacinados, que é também uma demonstração de carinho e proteção. Cães e gatos, quando bem cuidados e vacinados, refletem melhores condições de vida, tanto para o homem como para o animal, prevenindo doenças.


Raiva: vacinar é prevenir


A raiva é uma doença transmissível tanto para outros animais como para o homem. A transmissão ocorre pelo contágio direto, como mordidas, arranhões ou lambedura de cães, gatos, morcegos ou outros mamíferos infectados. Nos centros urbanos é muito importante vacinar tanto gatos quanto cães que por terem o hábito de caçar, estão mais expostos, podendo entrar em contato com morcego infectado e, dessa forma, contrair e transmitir a doença.
Quem deve ser vacinado A campanha é destinada aos cães e gatos, acima de três meses de idade, inclusive as fêmeas que estiverem amamentando, prenhes ou no cio. A aplicação da vacina é realizada com seringas e agulhas descartáveis. Obrigatória para cães e gatos, conforme lei municipal nº 13.131/01, a vacinação é gratuita.


Postos de vacinação


Ao todo serão 2.064 postos de vacinação, espalhados pela cidade (logradouros públicos como praças e esquinas de avenidas), que estarão sinalizados com uma faixa indicando o dia da vacinação naquele local, além de outros 17 postos fixos. O horário de vacinação será das 9 às 17 horas. Mais informações pelo telefone 156.


Recomendações para o dia da vacinação


- Cães dóceis devem estar com coleira e guia, serem conduzidos por pessoas com tamanho suficiente para controlá-los e contê-los na hora de tomar a vacina;


- Somente adultos com condições de conter os animais devem conduzilos; crianças não devem levar os animais para vacinar;


- Animais bravos devem estar com focinheira para não oferecer nenhum risco de agressão ao proprietário ou outras pessoas;

 

- Gatos são naturalmente muito assustados e devem ser levados em caixas de transporte ou similar, para que se evite fugas ou acidentes;

 

- Animais doentes não devem ser vacinados. Exemplos: animais com diarréia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, animais que estão convalescendo de cirurgias ou outras enfermidades.


Posse responsável


- O dono responsável e consciente cuida da vacinação e vermifugação do seu cão ou gato.


- A guarda responsável compreende dar abrigo confortável, protegido do sol, chuva ou vento, com espaço para deitar e rolar. Os gatos preferem locais altos e aconchegantes.


- A alimentação deve ser à base de rações apropriadas, de acordo com a espécie e idade do animal. A água deve ser mantida à vontade, limpa e fresca.

 

- Todo dono deve recolher as fezes de seu cão ou gato nas ruas, calçadas e parques. É uma atitude de cidadania e obrigatória por lei.

 

- Castrar é um método eficaz e saudável, que previne crias indesejáveis, diminuindo o abandono.


Serviço


Postos fixos durante a campanha:


CCZ - Centro de Controle de Zoonoses
Rua Santa Eulália, 86 - Santana
Informações: (11) 3397-8900 / 8901


SUVIS Parelheiros
Rua Cristina Schunck Klein, 23 - Parelheiros
Informações: (11) 5920-2779


Postos itinerantes: A lista das datas e dos locais dos postos itinerantes de vacinação estão disponíveis no endereço eletrônico http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/lista_postos_vacinacao_campanha_raiva_2012_1335300393.pdf.