PREFEITURA DE SÃO PAULO

Prefeitura assina termo de adesão à Política Nacional para a População em Situação de Rua

Prefeito Fernando Haddad irá ministrar uma aula sobre o Programa de Qualificação Profissional da População em Situação de Rua

27/05/2013 20h44

A Prefeitura formalizará nesta terça-feira a adesão à Política Nacional para a População em Situação de Rua. O evento será marcado pela assinatura do Termo de Adesão do Município, que prevê a criação de um Comitê Intersetorial e a construção e implementação da Política em âmbito local.

Participam do ato o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili, a ministra de estado chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, além do prefeito Fernando Haddad, que após a assinatura do termo, ministrará uma aula magna do Programa de Qualificação Profissional da População em Situação de Rua pelo Pronatec, em parceria com o Senai/SP.

Comitê PopRua
O Comitê PopRua foi constituído na cidade de São Paulo em ato público realizado no dia 23 de março, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco, e tem composição paritária entre governo e sociedade civil, com representantes das Secretarias Municipais de Direitos Humanos e Cidadania, Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde, Trabalho e Emprego, Habitação, Educação, Serviços, Coordenação de Subprefeituras e Segurança Urbana.

Parceria com o SENAI
Na mesma ocasião a Prefeitura firmou parceria com o Senai/SP para criar o Programa de Qualificação Profissional da População em Situação de Rua, via Pronatec. A meta é garantir em um ano a profissionalização e empregabilidade para 2 mil pessoas em situação de rua que serão dividas em dez turmas. Alguns grupos já iniciaram as aulas, como é o caso dos cursos de eletricista instalador predial de baixa tensão e almoxarife. Nos próximos dias começarão as aulas de pedreiro e auxiliar administrativo.

Serão ainda oferecidos cursos profissionalizantes com duração de 160 horas nas seguintes carreiras: almoxarife, auxiliar administrativo, confeccionador de bolsas em couro e material sintético, confeccionador de bolsas em tecido, mecânico de bicicleta, mecânico de motores a diesel, padeiro; pedreiro de alvenaria estrutural, eletricista instalador predial de baixa tensão, encanador instalador predial, pintor de imóveis, vidraceiro, e aplicador de revestimento cerâmico.

A inscrição é feita pela rede de atendimento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistencial Social, que seleciona as pessoas em situação de rua que têm interesse e condições de freqüentar jornada de até 4 horas seguidas de aulas diárias. Ao final do primeiro mês de curso, o aluno recebe um auxilio bolsa-presença de R$ 2,00 hora/aula, condicionadas à sua freqüência. Além disso, os estudantes recebem uma refeição em cada aula e, caso necessário, têm auxílio-transporte.

Serviço
Ato de Adesão à Política Nacional para a População em Situação de Rua e Aula Magna do curso PRONATEC/PopRua
Data: 28/05, às 16h
Local: Escola SENAI "Roberto Simonsen", rua Monsenhor Andrade, 298, Brás.