PREFEITURA DE SÃO PAULO

Faixa exclusiva para ônibus na avenida 23 de maio inicia operação nesta segunda

Mais de 10 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus entraram em operação no Corredor Norte-Sul, incluindo trecho da avenida 23 de maio. Terceiro trecho será implementado na próxima segunda-feira (12)

05/08/2013 11h08

A faixa exclusiva para ônibus na avenida 23 de maio começou a operar na capital na manhã desta segunda-feira (5). O espaço prioritário foi implantado na via, no sentido sul, entre Av. 9 de Julho e o Viaduto Engenheiro Antônio de Carvalho Aguiar e, no sentido norte, entre a rua Dr. Luís F. Sobrinho e a Barão de Ijuí e no trecho entre Viaduto Jaceguai e 50 metros antes da rua Riachuelo.

A instalação da faixa para ônibus na avenida 23 de maio integra os 10,4 km da segunda etapa da operação ‘Dá Licença Para o Ônibus’ no Corredor Norte-Sul. Este novo trecho tem como objetivo aumentar a velocidade de circulação do transporte coletivo entre o Túnel do Anhangabaú e a avenida Washington Luís.

A segunda etapa da faixa exclusiva para ônibus no Eixo Norte/Sul percorre vias importantes da cidade, desde o Túnel João Paulo II (mais conhecido como Túnel do Anhangabaú), passando pelas avenidas 23 de Maio, Rubem Berta, Prof. Ascendino Reis, Moreira Guimarães e Washington Luís, até 200 metros após a avenida Jornalista Roberto Marinho. A exclusividade para o transporte coletivo valerá de segunda a sexta-feira, em ambos os sentidos, das 6 às 22 horas.

O novo trecho em operação deverá beneficiar mais de 460 mil passageiros por dia. Circulam no sentido norte 24 linhas de ônibus municipais, que transportam 235.375 passageiros por dia útil, e no sentido sul 22 linhas, que transportam 234.985 passageiros diariamente. Para sinalizar esta segunda etapa, foram instaladas 103 placas de trânsito e 6.400 m² de pintura de sinalização horizontal.

Na próxima segunda-feira (12), está prevista a implantação da terceira etapa da faixa exclusiva do Corredor Norte/Sul. Os ônibus terão espaço reservado nas avenidas Washington Luís, Interlagos e Teotônio Vilela, desde a altura da avenida Roberto Marinho até a avenida Atlântica. A primeira fase das intervenções entrou em operação na segunda-feira passada (5), com 2,1 km entre as ruas Paineiras do Campo e Carlos de Souza Nazaré.

Segundo trecho da faixa exclusiva Norte/Sul altera itinerários de nove linhas

Trechos da 2ª etapa

Sentido NORTE (Centro)

- Av. Washington Luís, trecho entre Rua Laplace/Av. Jônia e Rua Vapabussu;
- Av. Washington Luís, trecho entre Praça Comandante Lineu Gomes e via de acesso ao Aeroporto de Congonhas;
- Av. Washington Luís, trecho entre 90 metros após a passarela (R. Renascença) e saída para a Avenida dos Bandeirantes;
- Av. Moreira Guimarães, trecho entre Av. Miruna e Av. Jandira;
- Av. Moreira Guimarães (pista lateral), Av. Rubem Berta (pista lateral) e Av. Prof. Ascendino Reis, trecho entre Av. dos Jamaris e R. Estado de Israel;
- Av. 23 de Maio, entre R. Dr. Luís F. Sobrinho e R. Barão de Ijuí;
- Av. 23 de Maio, trecho entre Viaduto Jaceguai e 50 metros antes da R. Riachuelo;
- Túnel João Paulo II (Anhangabaú), entre Viaduto Dr. Eusébio Stevaux e Av. Prestes Maia.

Sentido SUL (Bairro)

- Av. 23 de Maio, entre Av. 9 de Julho e Viaduto Engº Antônio de Carvalho Aguiar;
- Av. Prof. Ascendino Reis, Av. Rubem Berta (pista lateral) e Av. Moreira Guimarães (pista lateral), entre R. Ipê e Av. dos Jamaris;
- Av. Moreira Guimarães, entre Av. Jandira e Av. Moaci;
- Av. Washington Luís, entre Av. Miruna e 150 metros após Rua Renascença;
- Av. Washington Luís, entre R. Tamoios e R. Laplace/Av. Jônia.

Balanço
Contando com o trecho de 10,4 km de faixas exclusivas que iniciou a operação no Corredor Norte-Sul nesta segunda (5), 100,5 km de vias destinadas para aumentar a velocidade do transporte coletivo foram implantadas desde janeiro deste ano.

Além do Corredor Norte-Sul, com avenidas como a Washington Luiz, Tiradentes, Santos Dummont e 23 de Maio beneficiadas, a Prefeitura implantou faixas para ônibus em outras grandes vias, como as marginais Tietê e Pinheiros e a avenida Paulista.

O Programa de Metas 2013-2016 prevê a implantação de 150 km de faixas exclusivas e 150 km de corredores de ônibus em quatro anos. Com aporte financeiro da Prefeitura, a expectativa é entregar 220 km de faixas até o fim deste ano. Na última quarta (31), a presidenta Dilma Rousseff anunciou investimentos de R$ 8 bilhões na Capital, para obras de drenagem, recuperação de mananciais e mobilidade urbana, que incluem a construção de 99 km de corredores de ônibus. Atualmente, existem 212,25 km de faixas exclusivas de ônibus à direita.

Fiscalização e Trânsito

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

No primeiro momento, a CET fará um trabalho de orientação na via, com ênfase educativa, sem registro de autuações. A fiscalização será iniciada somente depois da deflagração de todas as etapas relativas à implantação da faixa exclusiva à direita no Corredor Norte/Sul.

Para sinalizar esta segunda etapa, foram usadas 103 placas de trânsito e 6.400 m² de pintura relativa à adequação da sinalização horizontal.

Junto com a deflagração da nova extensão da faixa exclusiva, a CET implantará sentido único de circulação em um quarteirão das ruas Barão de Suruí, Otávio Tarquínio de Souza e Visconde de Aguiar Toledo, entre a Washington Luís e a Baronesa de Bela Vista. Nas ruas Barão de Suruí e Visconde de Aguiar Toledo, a circulação será da Washington Luís para a Baronesa de Bela Vista. Na Rua Otávio Tarquínio de Souza, será no sentido inverso.

FOTOS

Crédito: Fábio Arantes / Secom

Foto 1 - Novo trecho da faixa exclusiva funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 22.

Foto 2 - Ônibus têm circulação exclusiva na faixa à direita.

Foto 3 - Coletivos circulam na faixa exclusiva da Av. 23 de maio na altura do Viaduto Pedroso.

Foto 4 - Segunda etapa da faixa exclusiva no corredor Norte-Sul deve beneficiar mais de 260 mil passageiros.

Foto 5 - Novo trecho percorre vias do Túnel do Anhangabaú até a Av. Washington Luís.

Foto 6 - Ônibus percorre sentido sul das novas faixas exclusivas na Av. 23 de maio na altura do Viaduto Santa Generosa.

Foto 7 - Implantação incluiu a instalação de 103 placas de trânsito e 6.400 m² de pintura de sinalização horizontal.

Foto 8 - Nova etapa implanta 10,4 km de faixas exclusivas.