PREFEITURA DE SÃO PAULO

Cidade ganha três novos trechos de faixas exclusivas para ônibus

Na última segunda-feira (8), foi iniciada a operação do segundo trecho na Marginal Pinheiros. Já na quarta-feira (10), foram inauguradas as faixas exclusivas nas avenidas Paulista e Doutor Arnaldo

10/07/2013 19h03

Atualizado às 19h

Nesta semana, passaram a funcionar na cidade de São Paulo, três novos trechos de faixas exclusivas de ônibus. Na segunda-feira (8) entrou em funcionamento a ampliação das faixas na Marginal Pinheiros, da ponte Engenheiro Ary Torres até o acesso à av. João Dias. Nesta quarta-feira (10), começou a operação nas avenidas Paulista, entre a praça Oswaldo Cruz e a rua Augusta, e na Dr. Arnaldo, entre a rua Galeno de Almeida e a rua Teodoro Sampaio. No total, as novas faixas melhorarão a circulação de 71 linhas de ônibus, que transportam 681 mil passageiros por dia.

Na Marginal Pinheiros, a exclusividade dos ônibus vale para a faixa à direita das avenidas Alcides Sangirardi, Marginal do Rio Pinheiros e Major Sylvio de Magalhães Padilha (pista local da Marginal), somando 5,8 km de extensão sentido Interlagos. A operação ocorre de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 17h às 20h. Os motoristas são orientados por agentes de trânsito e por 44 placas e 1.370 m² de sinalização.

Ao todo, o projeto da Operação dá Licença para o Ônibus na Marginal Pinheiros prevê a implantação total de 21 km de faixas exclusivas. Está prevista para 15 de julho, a ativação da terceira e última etapa de implantação. O próximo trecho será na av. das Nações Unidas, sentido Castello Branco, entre a av. Mário Lopes Leão e a ponte Engenheiro Ary Torres, com aproximadamente 7,4 km de extensão.

Paulista
e Doutor Arnaldo
Na avenida Paulista, a faixa exclusiva tem um período maior de funcionamento, de segunda-feira a sábado, das 6h às 22h. A exclusividade ocorre em ambos os sentidos, entre a praça Oswaldo Cruz e a rua Augusta, com extensão de 2 quilômetros. Na Paulista, circulam no pico da manhã a média de 135 ônibus por hora, no sentido Consolação, e 145 ônibus por hora, no sentido Paraíso.

Na Doutor Arnaldo, a faixa funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h, e aos sábados, das 6h às 14h. A faixa exclusiva foi implantada no sentido Centro, da rua Galeno de Almeida até 175 metros após a rua Teodoro Sampaio. Em um dia útil, a avenida recebe a frequência média de 136 ônibus por hora no período da manhã.

Atualmente, o sistema está em operação assistida para avaliação dos técnicos. Neste primeiro momento, a CET faz um trabalho de orientação, com ênfase educativa, sem registro de autuações. A fiscalização será iniciada quando os usuários estiverem adaptados e será informada por meio de faixas de vinil a serem colocadas no viário.

Fretados
Conforme determina a Portaria 051/13 da Secretaria Municipal de Transportes (SMT), está autorizada a circulação de ônibus fretados nas faixas exclusivas recém-criadas nas Marginais Tietê e Pinheiros. Os fretados já são autorizados a circular pelas Marginais, podendo desde 20 de junho utilizar as faixas exclusivas. A SMT estima que, na Marginal Pinheiros (em toda a sua extensão), o volume de fretados no pico da manhã (das 6h às 9h) seja de 210 veículos, transportando aproximadamente 8.400 passageiros; no pico da tarde (das 17h às 20h), estima-se um volume de 250 ônibus fretados, levando 10 mil pessoas.

Leia mais: Prefeitura cancela licitação de ônibus e anuncia 220 quilômetros de faixas exclusivas