Cadastramento para o Bilhete Único Mensal começa nesta segunda-feira

Novo modelo permitirá que o usuário viaje de ônibus quantas vezes quiser durante o mês. Cadastro será feito pela Internet

O cadastramento dos usuários de transporte público para o Bilhete Único Mensal começa à zero hora de segunda-feira (15). O processo ocorrerá pela Internet. A previsão é de que a nova modalidade passe a funcionar em novembro deste ano.

“O objetivo do programa é uma mudança de cultura. Desejamos que as pessoas que têm uma rotina de trabalho ou estudo tenham o Bilhete Único Mensal como a principal alternativa de utilização das vias de São Paulo”, afirmou o prefeito Fernando Haddad, durante o lançamento do serviço, no último dia 2 de abril. “Temos que perder esta ideia de que ônibus é coisa de pobre. É um novo conceito de civilidade”.

A inscrição para garantir o direito ao benefício será feita pelo site http://bilheteunico.sptrans.com.br, onde cada usuário deverá informar os dados obrigatórios, enviar um arquivo eletrônico com uma foto 3x4 recente, concordar com o termo de adesão e informar em qual região deseja retirar seu cartão. Os menores de 16 anos que ainda não possuem Cadastro de Pessoa Física podem ser cadastrados com o CPF dos pais ou responsável legal, mas é imprescindível possuir RG.

O Bilhete Único Mensal permitirá que o usuário viaje de ônibus quantas vezes quiser nos 30 dias seguintes após a primeira utilização. Na prática, funciona da seguinte forma: se a primeira utilização ocorrer em 12/11/2013, independente da hora, os créditos irão expirar a meia-noite do dia 12/12/2013.

“Com esta nova modalidade de bilhete, o passageiro terá maior comodidade e liberdade para utilizar o sistema de transporte coletivo da cidade”, frisou o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.

O usuário ainda poderá carregar, no mesmo cartão, os créditos eletrônicos para uso nas regras atuais, por exemplo: utilizar até 4 ônibus com o pagamento de apenas uma passagem. Além disso, o Bilhete Único Mensal está preparado para armazenar o direito de viagem, em tempo ou crédito, de vale-transporte, estudante e comum.

Por se tratar de um cartão personalizado, com a foto, nome e número do RG, o Bilhete Único Mensal será de uso pessoal e intransferível. Cada usuário também terá direito a somente um cartão.

Clique aqui para se cadastrar no Bilhete Único Mensal