Prefeitura adotará mais medidas para beneficiar taxistas da cidade

Liberar todos os corredores de ônibus para os táxis por 24 horas, sete dias por semana, e sortear quatro mil novas vagas em pontos de táxi foram duas das ações anunciadas durante uma festa para comemorar o dia do taxista.

A Prefeitura de São Paulo vai liberar todos os corredores de ônibus para os táxis por 24 horas, sete dias por semana, e sortear quatro mil novas vagas em pontos de táxi. As medidas foram anunciadas no sábado (30/07) pelo prefeito José Serra durante as comemoração ao dia do taxista, na sede do Sindicato Autônomo dos Taxistas de São Paulo.

Duas medidas recentes que beneficiam a categoria também foram lembradas: a ampliação do espaço para propaganda nos táxis e a criação do setor de achados e perdidos para ônibus, vans e táxis que funciona no Departamento de Transportes Públicos (rua Joaquim Carlos, 655, no Pari). Os objetos achados são mantidos no local por três meses, depois disso enviados a entidades filantrópicas.

Na primeira quinzena de agosto a Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) deve instalar sinalização específica para que, na segunda quinzena, os nove corredores de ônibus da cidade sejam liberados para o tráfego de táxis com passageiros, 24 horas por dia, sete dias por semana.

A partir de portaria da Secretaria dos Transportes, passa a valer a medida por 90 dias, em caráter experimental para avaliação do impacto. “Nós vamos precisar da cooperação do sindicato e de todos vocês para que funcione direito essa liberação. Por exemplo, não pode pegar passageiro dentro do corredor”, disse o prefeito à platéia, formada por taxistas.

Entre os dias 14 e 21 de agosto os interessados podem se inscrever para concorrer a uma das quatro mil vagas em pontos de táxi. Elas serão sorteadas nos dias 29 e 30 pelo Departamento de Transportes Públicos. Hoje, dos 33 mil táxis legalizados na cidade, seis mil trabalham sem ponto fixo.

Outra medida de grande benefício para os taxistas de São Paulo foi o decreto regulamentando a propaganda em táxis, publicado no Diário Oficial do dia 29 de julho. Até ontem, só era autorizada a publicidade em uma das portas e na parte superior do carro. “Agora a publicidade é permitida também nos dois lados do veículo. A propaganda garante um dinheiro extra para o taxista”, explicou o prefeito.