Centro Cultural promove palestra sobre quadrinhos

Gonçalo Juniroe e Eloyr Pacheco falam sobre censura em quarinhos nesta quinta-feira (19/10).

A Secretaria Municipal de Cultura promove nesta quinta-feira (19/10), às 19h30, no Centro Cultural São Paulo, na Gibiteca Henfil, palestra com o tema Quadrinhos: Censura Hoje e Ontem, e terá como palestrantes o jornalista Gonçalo Junior e Eloyr Pacheco.

Duas visões que se completam. Fundador da editora Brainstorme e do site Bigorna, Pacheco tem duas décadas de experiência no mercado editorial brasileiro e falará de sua vivência pessoal e de outras histórias relacionadas à liberdade de expressão e gibis no Brasil.

Gonçalo é autor, entre outros, de A Guerra dos Gibis (Companhia das Letras), livro que fala da formação do mercado editorial brasileiro de quadrinhos entre 1933 e 1964, com ênfase na censura. Ele também adiantará detalhes de seu próximo livro, que cobre a produção de quadrinhos durante a ditadura militar e a luta de pequenos editores para fazer gibis de sexo contra os censores.

Gonçalo Junior, vive em São Paulo desde 1997. Nos momentos de folga, adora ver filmes, ler quadrinhos e escrever livros ou roteiros. Trabalhou por sete anos no jornal Gazeta Mercantil, de São Paulo, onde ocupou o posto de repórter especial do caderno de cultura Leitura de Fim de Semana.

Escrevia sobre televisão, cinema e literatura. Publicou os seguintes livros: A Guerra dos Gibis (Companhia das Letras), O Homem-Abril (Opera Graphica), País da TV (Conrad), Alceu Penna e as Garotas do Brasil (Cluq) e Benício (Cluq).

Como roteirista, é autor de Claustrofobia, com desenhos Júlio Shimamoto; e O Messias, ilustrado por Flávio Luiz. Para a Opera Graphica, organizou a coleção Quadrinhos Sujos, em quatro volumes; e o livro Dom Quixote por Miguel de Cervantes e Gustave Doré. Ganhador do HQMIX-2005, com o prêmio: "Grande Contribução".

Eloyr Pacheco, profissional de larga experiência na edição e produção de Histórias em Quadrinhos que, entre outras atividades ligadas à área editorial, editou a revista Metal Pesado (versão brasileira da famosa Heavy Metal, ganhadora dos Troféus Ângelo Agostini 1997 e HQ Mix 1997); títulos como Monstro do Pântano, Preacher, Transmetropolitan, Os Invisíveis, Sandman, Hellblazer e Hellraiser.

Desenvolveu projetos com a Banda das Velhas Virgens, Quebra-Queixo (ganhador do HQ Mix 1999 como melhor edição de aventura/ficção), Zé do Caixão (ganhadora do HQ Mix 1999 como melhor graphic novel nacional) e Senninha.

Trabalhou em rádio (Universidade - Londrina) onde produziu e apresentou o programa Rádio Fanzine e em TV. Escreveu sobre Quadrinhos para a Folha de Londrina e para o Jornal de Londrina. Foi membro do Conselho Municipal de Cultura de Londrina, representando a área de Letras, onde, entre outros projetos, colaborou na aprovação da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Tem HQs publicadas no D.O. Leitura (de São Paulo), na revista Metal Pesado e no Bigorna Quadrinhos (projeto que idealizou e produziu).

Como professor, entre outras entidades, ministrou cursos no Sesc (Londrina e São Paulo), Senac (Londrina), Biblioteca Pública do Estado do Paraná e na Quanta - Academia de Artes (São Paulo).

É criador do site Bigorna.Net (ganhador do Prêmio Jayme Cortez). Atualmente leciona Quadrinhos no Espaço Cultural Planeta Tela e mantém coluna no site Sobrecarga () e na newsletter Colunas & Notas.


Serviço

Palestra: Quadrinhos: Censura hoje e ontem
Data: quinta-feira, 19/10
Hora: 19h30
Local: Centro Cultural São Paulo
Endereço: rua Vergueiro, 1.000, Paraíso