Prefeitura inaugura Centro de Recuperação e Educação Nutricional

O projeto, na Vila Jacuí, alia as atividades de centro de educação infantil (creche) a métodos e cuidados voltados para a recuperação de crianças portadoras de desnutrição.

O prefeito de São Paulo participou na manhã desta sexta-feira (05/05) da inauguração do Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN) - Vila Jacuí, projeto que alia as atividades de centro de educação infantil (creche) a métodos e cuidados voltados para a recuperação de crianças portadoras de desnutrição.

“Saúde e educação têm sido as prioridades desta gestão. Ambas são áreas que precisam de complementação por parte de entidades sociais, como o CREN, para vencermos as enormes deficiências que existem no município”, destacou o prefeito. “Espero que o trabalho aqui realizado sirva de estímulo para o surgimento de outras unidades do CREN na cidade de São Paulo. Tenho certeza que o CREN Vila Jacuí será uma instituição modelo na região”, complementou.

Segundo a diretora de Projetos do CREN, Gisela Solymos, as crianças desnutridas são mais propensas a desenvolver, na vida adulta, obesidade, colesterol alto, diabetes e pressão alta. Na escola, as crianças subnutridas têm dificuldade em acompanhar as aulas. “A desnutrição, nos níveis em que ainda é tratável, não afeta os neurônios. Mas a criança, ao chegar à sala de aula com 39 graus de febre e com anemia, não tem energia para acompanhar o que a professora está propondo”, explica Gisela.

A Prefeitura é parceira da organização não-governamental mantenedora do CREN - a SALUS - Associação para a Saúde/Núcleo Paulista -, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação. O convênio, celebrado em fevereiro deste ano, prevê atendimento educacional e nutricional a 60 crianças na faixa etária de zero a cinco anos e 11 meses de idade, sendo que 20 devem ter até um ano e 11 meses.

A administração municipal também repassou uma verba para a entidade para a aquisição de equipamentos e mobiliário, e fornecerá os gêneros alimentícios não-perecíveis necessários às crianças, por intermédio do Departamento de Merenda Escolar. A Coordenadoria de Educação de São Miguel fica responsável pela supervisão técnica e administrativa dos serviços prestados pelo CREN Vila Jacuí.

A unidade na Vila Jacuí, região de São Miguel Paulista (zona Leste), começou a funcionar no último dia 28 de março, com atendimento de semi-internato, pelo qual as crianças permanecem na creche por um período de 10 horas diárias.

Além da programação normal de atividades escolares, as crianças recebem cinco refeições por dia e são acompanhados por uma nutricionista e uma pediatra. As famílias também participam do processo de recuperação, sendo orientadas para o aproveitamento adequado dos alimentos e o balanceamento das refeições.

Pesquisas e trabalho voluntário

O CREN - O Centro de Recuperação e Educação Nutricional surgiu em 1993, resultado de trabalho realizado por profissionais da área de saúde e nutrição da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/Escola Paulista de Medicina) em favelas na região da Vila Mariana.

O Centro foi uma conseqüência de anos de pesquisa e de trabalho voluntário com famílias dessas favelas, onde entre 20% e 25% das crianças de até cinco anos apresentavam desnutrição. A SALUS é uma organização não governamental que atua na área da educação, na área social e de saúde, e tem como objetivo combater a desnutrição entre famílias em condições de risco social.

A primeira unidade, na Vila Mariana, foi construída e equipada com recursos de uma organização não governamental italiana, a Associação de Voluntários para o Serviço Internacional - AVSI, e inaugurada em dezembro de 1993. Em 12 anos de funcionamento, o CREN se manteve com recursos de organismos internacionais, convênios com universidades, contribuições de pessoas físicas e por meio de projetos com entidades públicas e privadas.

Para implantar o serviço na Vila Jacuí, a equipe da SALUS realizou uma série de visitas domiciliares em favelas e, por meio de mutirões antropométricos (medição de altura e peso corporal), avaliou o grau de desnutrição infantil na região. “Numa região como esta chegamos a até 40% das crianças menores de cinco anos com algum grau de desnutrição”, relata Gisela Solymos.

Assistência

Além do serviço de semi-internato para lactentes e pré-escolares desnutridos, o CREN presta assistência a crianças mais velhas e a jovens. Mesmo as crianças que passaram pelo semi-internato e já tiveram alta continuam sendo atendidas no ambulatório, com consultas regulares e cada vez mais espaçadas. O atendimento às famílias das crianças tratadas inclui atendimento psicológico e social, cursos profissionalizantes, distribuição de produtos, fóruns de debates e oficinas culinárias.

O CREN possui caráter referencial na área de prevenção e combate à desnutrição, oferecendo cursos, palestras e treinamento para profissionais das áreas de educação e saúde. No município de São Paulo, o CREN desenvolve, desde 2005, com financiamento da empresa Kraft Foods, o projeto “Vencendo a Desnutrição” em centros de educação infantil (CEIs) municipais.

Somente nas áreas compreendidas pelas subprefeituras de São Miguel e da Penha, o CREN capacita atualmente funcionários de 40 CEIs. Também oferece cursos de capacitação para profissionais do Programa de Saúde da Família (PSF), entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde de algumas subprefeituras.

A SALUS mantém o único site brasileiro especializado em desnutrição, com informações técnicas para consulta.


Casa do Deficiente de Ermelino Matarazzo

O prefeito esteve também na região de Ermelino Matarazzo, onde visitou a sede da Associação da Casa do Deficiente de Ermelino Matarazzo (ACDEM), que mantém parcerias com as secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência e Desenvolvimento Social para o atendimento a pessoas com necessidades especiais.

Anote

O Centro de Recuperação e Educação Nutricional Vila Jacuí está localizado na rua 1, nº 32, em São Miguel Paulista.