PREFEITURA DE SÃO PAULO

Centro de Referência da Cidadania do Idoso (Creci) comemora terceiro aniversário

Esta segunda-feira (17/09) promete muita festa no Centro de Referência da Cidadania do Idoso, no centro da cidade. A comemoração começa com culto ecumênico de manhã e dura todo o dia. Confira a programação.

16/09/2007 09h20
O Centro de Referência da Cidadania do Idoso (Creci), da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), comemora três anos de atividades na próxima segunda-feira, 17 de setembro. A festa começa com um culto ecumênico e segue por todo o dia com mostra dos trabalhos produzidos pelos usuários nas várias oficinas, apresentação de corais, workshops e Baile da Primavera.

O Creci está instalado em espaço do patrimônio arquitetônico da cidade, na rua Formosa, 215, no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo, em uma área de 1,7 mil metros quadrados. Estão disponíveis os serviços de escuta social, Telecentro, sala de leitura e biblioteca, sala de jogos, além de oficinas artísticas e culturais, realização de palestras e de eventos comemorativos e temáticos e de atividades de fomento e de lazer (veja programação na internet).

“O espaço é a porta de entrada nos serviços oferecidos a essa população e tem como principal objetivo garantir a integração do idoso à comunidade. Lá, são realizados trabalhos sócio-educativos para desenvolver sua auto-estima, autonomia e inclusão social por meio de atividades culturais, educativas, informativas, cursos e oficinas”, diz o secretário municipal da Smads. O local recebe oito mil usuários por mês.

Já de acordo com a coordenadora de Proteção Básica do Idoso, Sandra Regina Gomes, a função do Creci é ser uma referência para o idoso e um pólo irradiador de conhecimentos sobre o envelhecimento saudável, ativo e digno. “O Creci nutre e abastece nossas redes sócio-assistenciais e é uma grande vitrine de exposição de práticas gerontológicas. Todo processo é construído com interlocução entre as partes e a resposta volta com a participação efetiva, e dessa forma, o idoso exerce sua cidadania”, afirma.

Sandra cita como exemplo a oficina de Afromix, com passos de capoeira, um dos atuais sucessos de participação. Os freqüentadores começaram a reproduzir movimentos próximos aos da técnica original. O professor acompanhou e ousou, adaptando os passos às limitações dos participantes. “A resposta foi fantástica”, diz Sandra. Também foi o caso da oficina “Senta que lá vem história”, que, ao ter os idosos como contadores de histórias voluntários em núcleos sócio-educativos, promove sua valorização, o reencontro de gerações e uma carga extra de atenção às crianças.

Desde o começo

Para o arte educador Luiz Albertini que ministra a oficina de yoga no Creci desde a inauguração, ali é um espaço primordial para a população idosa da cidade. “Além da importância da inclusão social, o Creci permite aos usuários a utilização de muitos potenciais até esquecidos, a troca de experiências e o compartilhamento de vivências, a identificação com seus pares e a criação de vínculos”, diz.

Por acompanhar de perto as mudanças em seus alunos, Albertini comenta que verificou muitos casos de novos hábitos alimentares, comportamentos e estilos de vida e até a ampliação de visão de mundo e o gosto por se atualizar e adquirir novos conhecimentos. “Durante uma das aulas, eu indiquei pesquisas em um site sobre yoga e para poder acessar alguns se inscreveram nas aulas de computação no Centro”, explica.

Um exemplo de alteração de ritmo é o de Helena dos Santos, de 58 anos, assídua freqüentadora do Creci. Ela já fez oficinas de memória, dança, artesanato e assistiu diversas palestras. “O convívio com outras pessoas renovou minha alegria de viver. Fiz uma amiga no Creci e ela me incentivou a estudar espanhol. As atividades do Creci são muito importantes. Com auxílio dos responsáveis pelos serviços aprendemos muitas coisas”, finaliza Helena.

Novas oficinas estão planejadas para outubro: a de garrafas pet permitirá produzir diversos objetos a partir desse material e ainda difundir um conceito de preservação do meio ambiente, já que se reaproveitam materiais disponíveis em casa; e a de Rádio Taissô é um reforço às atividades relacionadas à saúde. Trata-se de uma ginástica japonesa que previne estresse, doenças cardiovasculares, diabetes, colesterol, envelhecimento precoce e hipertensão arterial.

O Creci funciona de 2a. à 6a., das 9h às 18h e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3255-5302.