Prefeito participa da cerimônia da passagem da Tocha Pan-americana

Chama foi conduzida por ex-atletas olímpicos e passou pelos principais cartões-postais da Capital, depois de percorrer 40 municípios brasileiros.

São Paulo viveu neste domingo (08/07) um dia de muita festa com a passagem da tocha dos Jogos Pan-Americanos pela cidade. Pela manhã a chama pan-americana chegou à capital de trem, na estação Júlio Prestes. A lanterna com a chama foi conduzida pela embaixadora do revezamento em São Paulo, a ex-jogadora de basquete Hortência, que a entregou ao prefeito de São Paulo.

Após acender a tocha, o prefeito a repassou ao ex-judoca Aurélio Miguel. O símbolo dos Jogos Pan-Americanos foi conduzido por 93 atletas que se revezaram e percorreram 32 quilômetros, passando pelos principais cartões-postais da cidade. O encerramento foi no Parque do Ibirapuera onde a tocha foi conduzida pelos ex-jogadores de basquete Oscar Schmidt, Hortência e Magic Paula, que a entregou ao prefeito. Ele acendeu a pira Pan-americana.

Para abrilhantar ainda mais os olhos das centenas de pessoas presentes no parque, o encerramento contou com a apresentação de rapel do grupo Ares, que realizou coreografias sobre o auditório do Ibirapuera ao ritmo de uma banda de percussão. Depois de passar por São Paulo a chama seguirá para o Rio de Janeiro e deve chegar à capital fluminense no dia 13 de julho, dando início aos Jogos-Pan-americanos 2007.

Em vários locais por onde a Tocha passou foram programadas apresentações de grupos de atletas de modalidades esportivas do Pan. Em frente ao Teatro Municipal foi realizada demonstração de ginástica rítmica desportiva. Defronte à sede da Prefeitura, no viaduto do Chá, tae kwon do e jogo de tênis de mesa. Na praça da Sé, karatê e capoeira, além da apresentação de uma fanfarra. No Pacaembu, teve jogos de tênis e futebol. No Jockey Club, a tocha foi carregada por Joseane Goulart em cima de seu cavalo.

O prefeito disse que a cidade de São Paulo está muito orgulhosa em receber a Tocha do Pan. “De São Paulo ela vai para o Rio de Janeiro, portanto nós já estamos sentindo o pulsar dos jogos. Hoje é um dia muito especial para o Rio porque a estátua do Cristo Redentor foi eleita uma das sete novas maravilhas do mundo. São Paulo está aqui homenageando os jogos e, além de homenagear, a capital paulista está sendo homenageada com a presença da tocha aqui”, ressaltou o prefeito. Ele observou que o fato de o Cristo Redentor ter sido eleito uma das sete novas maravilhas do mundo fortalecerá o turismo no Brasil e também de São Paulo, que é uma das principais portas de entrada dos turistas no País.

O ministro do Esporte, Orlando Silva, agradeceu a Prefeitura de São Paulo, por se somar aos jogos Pan-Americanos. Destacou que o sentido do revezamento da Tocha é de aproximar os Jogos Pan-Americanos de cada estado e de cada cidade do Brasil. "A chama que está hoje em São Paulo circulou em todos os estados da federação antes de chegar ao Rio de Janeiro para acender a pira pan-americana", afirmou. Ele comentou que a tocha passou por aldeias indígenas e que amanhã estará numa sociedade quilombola, como forma de registrar a importância das várias matrizes que deram origem à nacionalidade brasileira. "O significado da chama é da construção de amizade entre os povos. A circulação da chama é o estímulo à cultura de paz em nosso País, e sobretudo, tem o objetivo de deixar um rastro por onde passe estimulando os gestores públicos e os empresários a apoiarem o esporte", ressaltou.

Emocionada, a embaixadora do revezamento em São Paulo, a ex-jogadora de basquete Hortência, que já participou de Olimpíadas e de Pan-americanos, disse que nunca esteve tão próxima da chama olímpica como no dia de hoje. "Esta chama traz a união dos povos, a amizade e a paz. Espero que ela não sirva só para iluminar os atletas, mas também a mentalidade da juventude brasileira. Por onde esta chama passe, espero que ela traga a oportunidade para que todos as crianças possam praticar esporte, e que um dia elas possam carregar a Tocha Pan-americana". Hortência ressaltou ainda a importância dos governantes darem oportunidades aos atletas e às crianças de praticarem esportes para que o Brasil se torne uma nação forte olimpicamente.

História do Pan

Os Jogos Pan-Americanos são uma versão continental dos Jogos Olímpicos, incluindo os esportes do Programa Olímpico e outros sugeridos pela organização da competição e aprovado pela ODEPA (Organização Desportiva Pan-americana). Disputados de quatro em quatro anos, sempre um ano antes dos Jogos Olímpicos, foram realizados pela primeira vez em 1951, em Buenos Aires, na Argentina. Porém sua origem remete a 1932, nos Jogos Olímpicos de Los Angeles.

Na edição de 2007, cinco mil atletas de 42 países irão disputar 41 modalidades, no Rio de Janeiro.

Ao longo de mais de 50 anos, os Jogos Pan-americanos jamais deixaram de ser disputados e passaram por cidades de todos os cantos do continente. Desde o extremo Norte, como Winnipeg (Canadá) até o Sul, como Mar Del Plata, na Argentina. A competição também já foi realizada na Cidade do México (México), Chicago (Estados Unidos), São Paulo (Brasil), Cáli (Colômbia), San Juan (Porto Rico), Caracas (Venezuela), Indianópolis (EUA), Havana (Cuba) e Santo Domingo (República Dominicana).

O Brasil sedia a competição pela segunda vez, como já ocorreu com Argentina, Canadá, Estados Unidos e México. A primeira edição foi a dos IV Jogos Pan-americanos, disputada em 1963 na capital paulista. O evento foi um sucesso e mobilizou a cidade a ponto de reunir cerca de 40 mil pessoas na cerimônia de abertura, realizada no estádio do Pacaembu.