Circulação de veículos em calçadões facilita o acesso à região central

Em março a segund etapa da obra da rua 24 de maio foi liberada. Foi o quarto calçadão aberto para o tráfego no centro da cidade, fato que melhorou o trânsito da região.

Com a liberação em março da segunda etapa da obra da rua 24 de Maio, entre as ruas Dom José de Barros e a Conselheiro Crispiniano, a Subprefeitura da Sé já reabriu quatro calçadões para o tráfego de veículos na região central da cidade.

A iniciativa da Prefeitura de reabrir os calçadões aos carros tem por objetivo melhorar o fluxo geral numa área total de sete quilômetros de vias e com isso possibilitar acesso mais fácil ao comércio e à atrações culturais como o Theatro Municipal e o Centro Cultural Banco do Brasil.

A primeira fase das obras, que são realizadas pela Usina de Asfalto da Subprefeitura, foi concluída no início de 2006 e abrangeu o trecho entre a avenida Ipiranga e a rua Dom José de Barros. ONGs e comerciantes da região avaliam que, com mais facilidade de acesso, o Centro está sendo mais bem aproveitado por todos os que passam pelo local, seja a pé ou de carro.

Outro fator importante é que a velocidade máxima permitida nas vias liberadas para os carros é reduzida (40km/h) e todas são sinalizadas e balizadas com postes. Esta foi a forma encontrada para garantir a segurança aos pedestres, até então acostumados a não ter de dividir espaço com os veículos.

Algumas das vias reabertas aos veículos desde o ano passado, na prática, já vinham sendo utilizadas ilegalmente por automóveis. Os calçadões escolhidos que passaram por obras antes da liberação ao tráfego, como, por exemplo, o da rua XV de Novembro, recebem um baixo fluxo de veículos e os pedestres têm prioridade.

A circulação de veículos na rua 24 de Maio está sendo feita em mão única, da Conselheiro Crispiniano em direção à Dom José de Barros, e o tráfego de ônibus é proibido. O trânsito de caminhões e a operação de carga e descarga estão restritos aos horários de menor circulação de pedestres (de segunda a sexta-feira, das 20h às 7h, e sábados e domingos após as 14h) e limitados ao peso bruto total de 7 toneladas.

Também estão com o trânsito aberto aos veículos os calçadões das ruas Dom José de Barros (primeira fase), Florêncio de Abreu (trecho do Largo São Bento) e XV de Novembro, que ainda terá o piso em mosaico português substituído por pavimentação durante a segunda etapa. Foram finalizados o rebaixamento de guias para o acesso à via, além da sinalização e o balizamento.

A rua Sete de Abril, que não era calçadão, mas tinha restrição ao trânsito, passou por alargamento da calçada e mudança de sentido no trecho da rua Marconi até a avenida Ipiranga.

Outros três calçadões estão com projetos em andamento para a reabertura ao tráfego, mas ainda sem data definida. São eles, o Anhangabaú-Norte e a avenida São João (abertura de calçadão ligando a rua Anhangabaú à Libero Badaró, através da avenida São João, que também será aberta); rua Formosa e avenida São João (abertura de calçadão, ligando a alameda Esplanada ao vale do Anhangabaú e terminando na avenida São João, que também será aberta); e São João-Anhangabaú-rua Formosa (abertura do calçadão).