Prefeitura inaugura novos CEUs em Paraisópolis e Capão Redondo

No último sábado (13/12) foi inaugurado o CEU Paraisópolis, e no domingo (14/12), o CEU Capão Redondo. Ambas as inaugurações contaram com apresentação de espetáculos circenses, musicais, teatro e atividades culturais e esportivas.

Neste último fim de semana o prefeito de São Paulo inaugurou mais dois Centros Educacionais Unificados (CEUs) na Zona Sul. O primeiro foi o CEU Paraisópolis, no sábado, dia 13 de dezembro, e o segundo, o CEU Capão Redondo, no domingo, dia 14.

Além de possibilitar a eliminação do terceiro turno em seis escolas das regiões em que estão instalados, os CEUs levam atividades educativas e de lazer a toda a comunidade em que se inserem, inclusive nos fins de semana.

As inaugurações contaram com apresentação de espetáculos circenses, musicais, peças de teatro e atividades culturais e esportivas.

Com mais de 10 mil m² de área construída, num terreno de 25.400 m², o CEU Paraisópolis tem capacidade para atender 2.800 alunos no início do próximo ano letivo, eliminando o terceiro turno em três Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs): Veremundo Toth, Casarão e Francisco Rebolo.

"Paraisópolis está em processo de se tornar um grande bairro de São Paulo. Nós, evidentemente, vamos chegar lá. Vamos continuar fazendo equipamentos públicos, áreas de lazer, equipamentos de saúde e ensino", disse o prefeito pouco antes de inaugurar o 304º Telecentro da Capital, que funcionará dentro do CEU e oferecerá cursos e acesso à internet gratuitamente à comunidade. "Vamos dobrar esse número de Telecentros, pois é isso que a população quer, que ela demanda", afirmou o secretário de Participação e Parceria.

"Até o início de fevereiro de 2009, todas as áreas pedagógicas dos 25 CEUs estarão inauguradas. Aqui em Paraisópolis a educação caminhou bastante. Nós substituímos escolas de lata, construímos duas novas EMEFs, duas novas EMEIs, uma creche, esse CEU, conveniamos novas creches e buscamos mais terrenos por aqui, para construir mais equipamentos. Estamos trabalhando de forma integrada, com outras secretarias, no desenvolvimento dessa região", explicou o secretário de Educação.

Ele lembrou que, em terreno cedido pela Prefeitura ao lado do CEU, o governo do Estado está construindo mais uma Escola Técnica (Etec), iniciativa que se repetirá em seis CEUs.

As obras do CEU Paraisópolis começaram em agosto de 2007. O Bloco Didático conta com um prédio para o Centro de Educação Infantil (CEI), com nove salas, e a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), com outras nove salas; e outro prédio para a EMEF, com 23 salas, incluindo laboratório de ciências, sala de informática e espaços multiuso.

O Bloco Esportivo e Cultural (BEC) possui duas quadras poliesportivas, sendo uma coberta e outra descoberta, teatro com capacidade para 184 pessoas e três piscinas (olímpica, recreativa e infantil).


Super CEU no Capão Redondo

Durante o evento de inauguração do CEU Capão Redondo, o prefeito de São Paulo anunciou que o projeto será ampliado, com a construção de mais uma EMEI, um CEI, a integração das duas EMEFs que funcionam ao lado do novo CEU e novo acesso para a avenida Comendador Santana, numa iniciativa apelidada de "super CEU".

"Aqui não será apenas um CEU, será um super CEU. Novos equipamentos virão para se integrarem a este: uma nova EMEI, um novo CEI. Com os investimentos que estamos fazendo em saúde, educação e lazer, nós vamos oferecer para as pessoas que aqui moram uma qualidade de vida melhor", disse o prefeito.

"Esse CEU vai ajudar reduzindo o turno em escolas, criando 300 novas vagas em creche e quase 500 na EMEI. Vai ajudar também como um equipamento esportivo e cultural para esta região", afirmou o secretário de Educação.

O CEU Capão Redondo poderá atender 2.600 estudantes em 2009 e elimina o terceiro turno nas EMEFs João Pedro de Carvalho Rangel, Mario Rangel e Donato Susumu Kimura. As obras foram iniciadas em dezembro de 2007. São 10.600 m² de área construída em um terreno de mais de 32 mil m².

O BEC do CEU Capão Redondo também conta com três piscinas (olímpica, recreativa e infantil), duas quadras poliesportivas descobertas e uma coberta, além de um teatro para 196 pessoas e espaço multiuso.

O Bloco Didático é formado por dois prédios. Um acomoda o CEI, com nove salas, e a EMEI, com mais nove salas. Em outro prédio está a EMEF, com 23 salas de aula.

Há ainda um prédio administrativo, o prédio do refeitório principal, a biblioteca e o Telecentro, o 305º inaugurado na cidade para oferecer cursos, inclusão digital e acesso gratuito à internet.