Hospital Benedicto Montenegro comemora 18 anos com certificação

Sendo o segundo hospital municipal da cidade de São Paulo a conquistar o certificado de Acreditação, o Benedicto Montenegro é referência em urgência psiquiátrica e comemora, nesta sexta-feira (14/11), seus 18 anos de atividade.

Inaugurado em 1990, o Hospital Municipal Doutor Benedicto Montenegro, em Sapompemba, completa nesta sexta-feira (14/11) 18 anos de atividade, e comemora a data com a obtenção do certificado de Acreditação, obtido em setembro.

O título é outorgado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que avalia e certifica instituições de saúde pela qualidade dos serviços prestados. São inspecionados infra-estrutura, gestão adequada do risco sanitário, ocupacional e ambiental e controle das ações em todos os setores, da administração à assistência.

O hospital desenvolvia, desde julho de 2006, empreendimento, em parceria com o Hospital Samaritano, para conquistar o certificado de Acreditação, esforços que culminaram com a aprovação. O Benedicto Montenegro é o segundo hospital municipal da cidade de São Paulo a obter o certificado - o outro é o Hospital Municipal Cidade Tiradentes, também em setembro.

Localizado na rua Antonio Lázaro, 226, o hospital atende cerca de sete mil pacientes por mês - em uma região com aproximadamente 500 mil habitantes -, e é referência em urgência psiquiátrica. Oferece as especialidades de clínica, pediatria, cirurgia geral, ortopedia, ginecologia, psiquiatria e odontologia emergencial. Conta com 56 leitos, sendo 14 para observação e um leito de isolamento no pronto-socorro. Outro diferencial é o ambulatório, vinculado ao PS, para assistência ortopédica em casos de fratura.

Recentemente, o hospital passou por reforma total, com a adaptação do prédio às exigências de uma assistência segura, moderna e humanizada aos pacientes. Os acessos foram adequados a portadores de necessidades especiais. As obras exigiram investimentos de aproximadamente R$ 2 milhões.

O Benedicto Montenegro desenvolve intenso trabalho de planejamento familiar integrado com 23 Unidades Básicas de Saúde da região. O hospital conta ainda com voluntários e um comitê de humanização, que oferece, entre outras atividades, o "cantinho da beleza", chá e bolachas aos pacientes, revistas e acesso à biblioteca.

Segundo o diretor-técnico do Hospital, Domingos Costa Hernandez Júnior, o certificado concedido pela ONA é um reconhecimento do empenho da equipe ao longo destes 18 anos de atividade. "É também uma demonstração clara de que é possível o poder público oferecer atendimento de ótima qualidade", comenta o diretor do hospital.


Organização tem suas origens na Carta de 88

A ONA, organização que certificou o Benedicto Montenegro, é uma agência governamental relativamente recente, criada em 1999. O objetivo da ONA é promover um processo permanente de avaliação e de certificação da qualidade dos serviços de saúde para garantir o aprimoramento dos serviços de saúde do País.