Inverno começa com tempo seco

A primeira noite desta nova estação, que começa nesta sexta-feira (20/06) às 20h59, será de tempo seco e abafado. Sábado (21/06), uma frente fria avança do Sul e traz de volta chuvas para a Grande São Paulo.

Faltam poucas horas para começar o Inverno, que tem seu início oficialmente às 20h59 desta quinta-feira (20/06), e a previsão para a primeira noite desta nova estação é de tempo seco e abafado.

Neste sábado (21/06) uma frente fria avança do Sul do país e traz de volta as chuvas para a Grande São Paulo, no entanto, o tempo permanecerá abafado e, com o aumento das nuvens no decorrer do dia, há previsão de pancadas de chuva fraca a moderada na capital paulista entre o final da tarde e início da noite.

A temperatura máxima oscilará em torno de 24ºC no início da tarde. No domingo, a temperatura chegará a 19ºC e a sensação será de frio para os paulistanos.

A meteorologista do Centro de Gerenciamento de Emergências, Cássia Beu, explica que o Inverno caracteriza-se com uma estação seca em São Paulo: "Durante o fenômeno conhecido como La Niña, as frentes frias e as massas de ar frio são desviadas para o oceano, o que favorece um inverno ainda mais seco no interior do Brasil e garante um inverno mais úmido e com temperaturas máximas mais baixas apenas para o leste de São Paulo, região que abrange a capital".

Segundo os meteorologistas, o ar seco provoca perda radiativa e rápido resfriamento da superfície durante as noites e deixa as madrugadas mais frias. Por outro lado, a incidência de sol durante o dia faz a temperatura subir rapidamente e as tardes ficam quentes, o que resulta em grandes diferenças entre temperaturas máximas e mínimas.

"A população precisa ficar atenta, pois o predomínio de uma massa de ar seco dificulta a dispersão de poluentes, o que somado aos baixos índices de umidade agrava ainda mais a qualidade do ar" – alerta a meteorologista do CGE.