Corredor de ônibus é inaugurado na avenida Vereador José Diniz

O novo trecho do corredor na Vereador José Diniz atenderá não só a população local do subcentro de Santo Amaro, mas também aos passageiros de regiões do extremo sul da cidade, como Parelheiros, Interlagos, Cidade Dutra e Jardim Ângela.

O prefeito de São Paulo inaugurou neste domingo (24/02) o novo corredor Capelinha/Ibirapuera/Santa Cruz, na Zona Sul da cidade. A obra soluciona um problema de tráfego que provocava congestionamentos, tanto de carros quanto de ônibus, na avenida Vereador José Diniz, após o viaduto sobre a avenida Professor Vicente Rao. Cerca de 350 mil pessoas devem passar pelo novo corredor diariamente.

“Essa obra é uma de uma série de ações realizadas pela Prefeitura para melhorar o trânsito na cidade de São Paulo. Essa semana, a capital atingiu a impressionante marca de seis milhões de veículos. Se não investirmos no transporte público, teremos uma situação de paralisação da circulação de veículos, um trânsito intenso e caótico”, afirmou o prefeito. “É o que estamos fazendo, construindo corredores, aumentando a rede do metrô com a transferência de verbas municipais depois de 32 anos, além das obras de conclusão do rodoanel executadas pelo governo do Estado. Precisamos dar alternativas aos cidadãos para que eles possam deixar seus carros em casa”, explicou o prefeito.

A primeira transferência de verbas da Prefeitura para o metrô de São Paulo, do Governo do Estado, deve acontecer em breve. “Devo me reunir com o governador José Serra nos próximos dias para fazer a transferência da primeira parte dos recursos de R$ 1 bilhão, para que o governo possa dar seqüência às ações e executar as obras”, disse o prefeito. Serão R$ 200 milhões, que devem ser investidos no metrô na região de Santo Amaro.

“Esse corredor é importante pela fluidez que irá gerar no trânsito. São 350 mil usuários por dia, que irão passar pelas nossas 29 linhas de ônibus nesse corredor, em cerca de dois quilômetros de extensão. O corredor foi construído em concreto e irá durar, sem necessidade de reparos, entre 25 e 30 anos. A construção, que inicialmente previa a retirada de mais de 250 árvores, foi feita, depois de negociações com a comunidade, com a retirada de pouco mais de 40 árvores”, explicou o secretário municipal dos Transportes.

O novo trecho do corredor na Vereador José Diniz atenderá não só a população local do subcentro de Santo Amaro, mas também aos passageiros de regiões do extremo sul da cidade, como Parelheiros, Interlagos, Cidade Dutra e Jardim Ângela. A abertura das pistas facilita o acesso a pólos de interesse como aeroporto de Congonhas e Lar Escola São Francisco, além de centros comerciais como Socorro, Ibirapuera, Moema, Vila Clementino, com uma demanda de 345 mil passageiros/dia. Permitirá, ainda, a integração com a linha 1-Azul do metrô na estação Santa Cruz.

O trecho aberto tem quatro paradas no canteiro central por sentido, todas acessíveis com piso de 28 centímetros de altura para facilitar a entrada nos coletivos. A faixa dos ônibus é construída em concreto, para suportar melhor o peso dos veículos. O trabalho no corredor não se limitou à pavimentação e construção das paradas. Além desses benefícios para a circulação do transporte coletivo, a SPTrans executou outras melhorias, como a construção de galerias pluviais. Elas não existiam no trecho da Vereador José Diniz, entre a avenida Professor Vicente Rao e a rua Américo Brasiliense. Também foram feitos serviços de paisagismo ao longo do corredor, revitalização da iluminação e construção de calçadas, guias e sarjetas.

O novo corredor, além de melhorar a fluidez do trânsito na região, vai disponibilizar aos usuários uma linha com ônibus totalmente acessíveis. Os usuários da linha 675L Terminal Santo Amaro - Metrô Santa Cruz contam com 13 ônibus que possuem piso baixo e permitem o ingresso de pessoas com cadeiras de rodas, cães-guia e também facilitam o embarque de passageiros com mobilidade reduzida.

Esta é uma linha de importante ligação entre a Zona Sul e os vários hospitais e centros de reabilitação instalados nos bairros de Vila Mariana e Vila Clementino. Seus veículos transportam uma média de 12 mil passageiros por dia útil. Essa linha foi criada em 26 de outubro de 1996. Os testes com veículos acessíveis foram iniciados em junho de 2006. Os estudos foram coordenados pelas secretarias municipais de Transportes e Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, além de técnicos da SPTrans.

As obras do chamado Bairro Universitário permitem aos passageiros mais facilidade no embarque e desembarque, pois as paradas da região de Vila Clementino e Vila Mariana seguem o modelo adotado nos corredores da cidade, com piso elevado em relação à calçada e rampas, entre outros elementos para facilitar a locomoção.

Alterações nas linhas

Com a entrega da obra, 29 linhas de ônibus que não circularam durante esse período na via, voltam a utilizá-la a partir da avenida Adolfo Pinheiro. Essas linhas foram desviadas pelas avenidas Santo Amaro e Professor Vicente Rao, no sentido centro, durante as obras. No sentido bairro, antes das obras, as linhas saíam da avenida Vereador José Diniz nas ruas São Sebastião e Américo Brasiliense.

Alterações no trânsito

Para viabilizar as obras, a rua Tenente Gomes Ribeiro teve a mão de direção invertida desde 13 de janeiro, passando a ter o fluxo de veículos da rua Borges Lagoa para a rua Loefgreen. A CET também implantou um semáforo no cruzamento das ruas Loefgreen e Tenente Gomes Ribeiro e mão única de direção na rua Pedro de Toledo no sentido da rua Domingos de Moraes, entre as ruas Tenente Gomes Ribeiro e Machado Bittencourt.

Por esse motivo as linhas 476A Ipiranga-Terminal Santo Amaro, 5103 Terminal Sacomã-Moema e 695T Terminal Capelinha - Metrô Vila Mariana deixaram de circular pela rua Pedro de Toledo e passaram a trafegar pela rua Borges Lagoa. Já a linha 5103/21 Terminal Sacomã - Metrô Santa Cruz deixou de atender a rua Machado Bittencourt e passou a operar em sistema circular.

A solenidade de inauguração do corredor também contou com a participação dos secretários municipais de Coordenação das Subprefeituras e da Habitação, do presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e dos subprefeitos de Santo Amaro, de Cidade Ademar e do Campo Limpo.