Expresso Tiradentes ganha mais 2,8 km e avança rumo a Cidade Tiradentes

Atualizada às 19h28 - O prefeito percorreu nesta quarta-feira (11/03) o novo trecho de 2,8 quilômetros desde a parada Dianópolis até a Estação Alberto Lion, que também entra em operação na região do Ipiranga.

Atualizada às 19h28

Mais 18 mil pessoas devem passar a usar o Expresso Tiradentes, que tem agora novo trecho de 2,8 quilômetros até a Vila Prudente, Zona Leste, e nova estação no trecho em operação até o Sacomã, na região do Ipiranga, Zona Sul. O prefeito de São Paulo, acompanhado pelo vice-governador Alberto Goldman, inaugurou nesta quarta-feira (11/03) a Estação Alberto Lion, que passa a operar no Trecho II, e entregou mais uma parte do corredor no início do Trecho III, a parada Dianópolis, em Vila Prudente. O tempo de viagem até o Parque Dom Pedro terá redução de 30 minutos.

"Agora, definitivamente, o Expresso Tiradentes caminha para Cidade Tiradentes. Ele já está na rota. São mais 2,8 quilômetros que vão permitir que possamos chegar, até o fim desta administração, até Cidade Tiradentes, beneficiando aproximadamente 500 mil pessoas por dia", disse o prefeito. Ele percorreu de ônibus o novo trecho do corredor e destacou a qualidade do projeto, que faz do Expresso Tiradentes um serviço similar ao metrô, porém de circulação na superfície.

Em dois anos de operação o Expresso Tiradentes já transportou 22 milhões de passageiros. São 53 mil pessoas que usam diariamente o corredor, que, concluído, terá 32 quilômetros de extensão, desde o Terminal Mercado, no Parque Dom Pedro, na região central, até Cidade Tiradentes, no extremo leste da cidade. Com a entrega das duas novas estações, outras 10 mil pessoas devem passar a usar o corredor no trecho Dianópolis e 8 mil pessoas nas imediações da Estação Alberto Lion, por onde o Expresso Tiradentes já passava, mas não havia estação para embarque e desembarque.

O novo trecho do Expresso Tiradentes terá seis ônibus articulados e acessíveis em operação das 4h às 0h05, com intervalos de 7 minutos nos dias úteis. Será percorrido com nova linha, de número 5109/10. São 2,8 quilômetros de extensão que completam a ligação do Terminal Mercado ao Terminal Vila Prudente, unindo o Y no entroncamento com o Trecho II elevado. A estimativa é que com o início das operações desse novo trecho o percurso até o Parque Dom Pedro seja feito em 15 minutos. Da parada Dianópolis à região central, pelas vias convencionais, o percurso é feito em aproximadamente uma hora.

As duas novas estações são equipadas com a estrutura padrão das demais já em operação no corredor. São dotadas de elevadores, escadas rolantes e de sinalização tátil e de solo nas plataformas e em outras áreas de circulação de passageiros, que favorecem a acessibilidade.

Via exclusiva

O Expresso Tiradentes foi inaugurado em 8 de março de 2007. No início, transportava cerca de 29 mil pessoas por dia. Agora, a via exclusiva passa a ter 12 quilômetros em operação, sete estações e dois terminais. Em todo o percurso em funcionamento, os ônibus fazem paradas no Terminal Mercado, estações Pedro II, Ana Néri, Alberto Lion, Clube Atlético Ypiranga, rua do Grito, Nossa Senhora Aparecida e Terminal Sacomã, e Dianópolis, sentido Terminal Vila Prudente.

Entre as estações, uma faz integração com o Metrô Parque Dom Pedro II (Linha 3 - Vermelha) e outra com a estação Ipiranga da CPTM (Linha 10 - Turquesa). Nos terminais Mercado e Sacomã, os usuários têm acesso às linhas municipais e metropolitanas. Nas estações e nos terminais existem bicicletários.

A velocidade média dos coletivos que trafegam no Expresso Tiradentes é de 36,9 km/h e a máxima é de 50 km/h, fazendo com que o tempo percorrido do centro ao Sacomã caia de 50 minutos pela via normal para 14 minutos nesse trecho. O percurso todo com as novas estações e a extensão dura, agora, aproximadamente 15 minutos.