Velha guarda do futebol paulista se reencontra em comemoração

Homenageada, Associação Atlética República fazia, em 1923, o primeiro jogo no período noturno a que se tem registro no continente.

O campo do Clube Escola de Futebol da Aclimação foi palco no último sábado (24/01) de uma grande festa em comemoração ao 75º aniversário da Associação Atlética República, uma das mais tradicionais agremiações da cidade. E como não poderia deixar de ser, a data comemorativa reuniu convidados ilustres, alguns deles, ícones na história de grandes clubes da capital paulista.

Para celebrar a data em grande estilo, foi organizado um amistoso entre a “Associação Craques de Sempre”, que reuniu ídolos como o ex-palmeirense Dudu e os ex-corinthianos Ataliba e Geraldão e uma equipe formada por munícipes residentes na região da Aclimação.

O resultado final de 1 a 1 evidenciou o clima amigável e descompromissado que marcou o encontro. Tão descontraído que a formação dos ex-jogadores contou durante dez minutos com o reforço do secretário municipal de Esportes.

“Esta partida resgatou um pouco do futebol varzeano, tão comum no início do século e que está vivo na história da Associação Atlética República. Além disso, o encontro serviu para fortalecer ainda mais a identificação desta equipe com a sua região de batismo”, afirmou José Orlando Crusco, diretor do Clube Escola de Futebol da Aclimação.

O A.A.R. foi a primeira equipe de futebol latino-americana a atuar no período noturno, sob luz artificial. O confronto pioneiro ocorreu em 23 de junho de 1923, diante de um time composto por funcionários da Light.