Prefeito entrega 80 ônibus movidos a diesel de cana-de-açúcar para reduzir emissão de poluentes

A Prefeitura entregou 80 ônibus movidos com a mistura de 10% de diesel de cana-de-açúcar ao B5 (adição de 5% de biodiesel ao diesel). Até o final de 2011, serão 160 veículos em circulação. Testes apontam que o uso de 10% desse combustível reduz em até 41% a emissão de fumaça preta.

Nesta segunda-feira (5/12), o prefeito de São Paulo entregou 80 ônibus movidos com a mistura de 10% de diesel de cana-de-açúcar ao B5 (adição de 5% de biodiesel ao diesel). A medida tem como objetivo dar continuidade ao Programa Ecofrota lançado em fevereiro deste ano, cuja meta é reduzir progressivamente o uso de combustíveis fósseis no transporte público de São Paulo. A cerimônia foi realizada no estacionamento do centro de exposições do Anhembi, na Zona Norte.

 

 

“Essa é mais uma iniciativa para melhorar o ar de São Paulo relacionada à circulação de ônibus. Já temos outros combustíveis alternativos implantados e que também têm contribuído para termos uma cidade menos poluída. A nossa expectativa é de que em poucos anos tenhamos 100% da frota movida por combustíveis menos poluentes”, afirmou o prefeito.

 

Esses 80 veículos são os primeiros da Cidade de São Paulo com a tecnologia de diesel de cana-de-açúcar. O resultado dos testes aponta que o uso de 10% desse tipo de combustível reduz em até 41% a emissão de fumaça preta. Até o final de dezembro, mais 80 ônibus desse tipo serão integrados ao sistema de transporte público da cidade.

 

“A Cidade de São Paulo tem um dos maiores programas ambientais do mundo na área de Transportes. Já são quase 2 mil veículos com ações ambientais. Renovamos a frota, investimos nos combustíveis álcool e biodiesel, na recuperação da rede de trólebus e renovaremos 70% dessa frota”, ressalta o secretário municipal de Transportes e presidente da SPTrans.

 

Os veículos, todos adaptados para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, são da Viação Santa Brígida e começam a circular hoje. Os ônibus vão beneficiar a região noroeste da Cidade.

 

 

Outras medidas de redução de poluição

 

Já estão em operação na Cidade outros 50 ônibus movidos a etanol e 1.200 abastecidos com uma mistura de 20% de biodiesel de grãos e 80% de diesel B5, o B20. O uso desse tipo de combustível reduz até 22% a emissão de material particulado, 13% de monóxido de carbono e 10% de hidrocarbonetos.

 

O restante da frota é reabastecida com o B5 S50, uma mistura de diesel de petróleo e 5% de biodiesel. Esse combustível possui menos enxofre, o que ajuda a melhorar a qualidade do ar da Capital. A SPTrans também está realizando testes com ônibus híbridos e a energia elétrica.

 

Por fim, a Prefeitura, por meio da SPTrans, vai renovar 140 dos 200 trólebus que circulam em São Paulo. Treze veículos  já foram substituídos e estão em operação com emissão zero de poluição. “Estamos nos baseando em um plano municipal de redução de poluentes, que identifica quais são as tecnologias mais viáveis e benéficas para o meio ambiente. Com isso, vamos implantando medidas gradativamente. Essas tecnologias se somam e em longo prazo teremos uma Cidade menos poluída”, explicou o secretário de Transportes.