Gibiteca Henfil comemora 20 anos com mostra de Quadrinhos

A Gibiteca Henfil encerra as comemorações de seus 20 anos com uma exposição dos trabalhos de Will Eisner, conhecido dos destaques dos quadrinhos. A mostra, a ser inaugurada no próximo dia 15, no Centro Cultural São Paulo (CCSP), contará com 106 desenhos originais da coleção do artista, uma estátua de bronze de seu personagem Spirit - que será exposta pela primeira vez - e três histórias completas de seus últimos desenhos.

A Gibiteca Henfil encerra as comemorações de seus 20 anos com uma exposição dos trabalhos de Will Eisner, mundialmente aclamado como um dos mais influentes artistas de quadrinhos. A mostra, a ser inaugurada no próximo dia 15, no Centro Cultural São Paulo (CCSP), contará com 106 desenhos originais da coleção do artista, uma estátua de bronze de seu personagem Spirit - que será exposta pela primeira vez - e três histórias completas de seus últimos desenhos.

 

Intitulada O espírito vivo de Will Eisner, a exposição tem curadoria de Marisa Furtado e conta com uma parceria entre a Curadoria de Artes Visuais e a Divisão de Bibliotecas.

 

Para comemorar seus 20 anos, a Gibiteca Henfil preparou uma programação especial em homenagem a seu patrono, o cartunista Henrique de Souza Filho, e, ao longo deste ano, foram realizados debates, ciclo de documentários, peça teatral com seus personagens, além de uma exposição com trabalhos do cartunista.

 

GIBITECA HENFIL

 

A Gibiteca Henfil foi criada em 1991, junto à Biblioteca Infanto-juvenil Viriato Corrêa, na Vila Mariana. Em 1999, foi transferida para o CCSP, tornando-se ponto de encontro de leitores, pesquisadores, profissionais e estudantes. Possui um rico acervo de mais de 10 mil títulos entre álbuns de HQ, revistas, gibis, fanzines, recortes de jornais, livros teóricos e de RPG, que somam cerca de 125 mil exemplares. A Gibiteca Henfil também se empenha na manutenção, ampliação e preservação de seu acervo e na documentação sobre HQ produzida no Brasil.

 

WILL EISNER

 

Um dos artistas mais influentes dos quadrinhos no mundo, Will Eisner participou ativamente do momento de criação deste meio de expressão no início da década de 1940 e, com seu personagem Spirit, foi contemporâneo das maiores criações no gênero, como Superman e Batman. Como empreendedor, marcou a luta pela valorização da profissão, sendo o único artista de seu tempo a ter os direitos sobre seu personagem.

 

Vinte anos mais tarde, criou o conceito de graphic novel, as novelas gráficas com temas adultos que revolucionaram o mercado editorial. Professor na Escola de Artes Visuais de Nova York, escreveu livros importantes sobre seu meio de expressão e tem entre seus discípulos artistas do quilate de Art Spiegelman, Jules Pfiffer e os brasileiros Ziraldo e Mauricio de Sousa.

Eisner esteve no Brasil sete vezes e tem aqui um de seus mais importantes mercados editoriais. Publica no Brasil desde a década de 1940. Ao finalizar suas obras, enviava uma cópia a seu editor norte-americano e outra para seu editor brasileiro. A exposição O espírito vivo de Will Eisner é uma homenagem resultante de todos os amigos que fez, todos profissionais e discípulos que auxiliou e todo o público que conquistou, aqui e no mundo, mostrando pela primeira vez em nosso país 106 de seus desenhos originais.

 

SERVIÇO:

Exposição: O espírito vivo de Will Eisner

Abertura: dia 15/11, terça-feira, às 15h

Período: de 15 de novembro a 18 de dezembro

Visitação: terça a sexta-feira, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h

Entrada franca

Centro Cultural São Paulo

Piso Flávio de Carvalho

Rua Vergueiro, 1.000 - Paraíso (junto à estação Vergueiro do metrô)

Informações ao público: 3397-4002

www.centrocultural.sp.gov.br.