São Paulo já conta com 312 “academias” a céu aberto

A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras colocou à disposição da população mais 157 conjuntos de equipamentos de ginástica ao ar livre, sendo 43 deles em fase de implantação. Cerca de 60% das praças beneficiadas nos últimos meses estão localizadas nas regiões periféricas da cidade.

A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, através das 31 Subprefeituras, colocou à disposição da população mais 157 conjuntos de equipamentos de ginástica ao ar livre, sendo 43 deles em fase de implantação e que estarão concluídos até o final deste ano. Em maio deste ano, havia 155 praças com esses tipos de aparelhos na cidade; agora, esse número chegará a 312 (mais de 100% de aumento).

 

 

Aproximadamente 60% das praças beneficiadas nos últimos meses estão localizadas nas regiões periféricas da cidade. A Subprefeitura com maior crescimento foi São Miguel Paulista: em maio deste ano, havia apenas 8 áreas verdes com aparelhos; agora são 35. Em segundo lugar, Capela do Socorro, com instalação de equipamentos em 21 praças; em seguida vem Guaianases, que, até maio, não tinha nenhum local dotado com esses equipamentos e hoje a população pode encontrá-los em 14 áreas.

 

Nas áreas contempladas, os paulistanos poderão usufruir de aparelhos como: alongador com 3 alturas, simuladores de caminhada e de cavalgada, remada sentada, multiexercitador, barras paralelas, senta e levanta, rotações vertical e diagonal, pressão de pernas, esqui, surf, entre outros.

 

 

Esses equipamentos podem ser utilizados pelos munícipes, beneficiando especialmente pessoas da terceira idade. Eles foram projetados para a prática de exercícios leves, que ajudam no fortalecimento e na flexibilidade dos músculos, além do aumento do equilíbrio e da coordenação motora. Além dos aparelhos, a população também pode utilizar o espaço onde estão implantados para realizar caminhadas.

 

 

As praças e áreas verdes da cidade recebem cuidados constantes por parte da administração municipal, tanto em relação aos equipamentos nelas instalados quanto aos serviços de zeladoria, a fim de assegurar a conservação do espaço público e estimular práticas mais saudáveis pela população.

 

Confira os benefícios proporcionados por cada equipamento:

 

Alongador: Estimula o sistema nervoso central através do alongamento.

 

Simulador de caminhada: Aumenta a mobilidade dos membros inferiores e desenvolve a coordenação motora.

 

Simulador de cavalgada: Fortalece a musculatura dos membros inferiores, superiores e aumenta a capacidade respiratória.

 

Remada sentada: Fortalece a musculatura das costas e ombros.

 

Multiexercitador: Fortalece, alonga e aumenta a flexibilidade dos membros superiores e inferiores.

 

Barras paralelas: Melhora o equilíbrio, coordenação motora e força muscular.

 

Senta e levanta: Fortalece e dá mais mobilidade aos membros inferiores e glúteos.

 

Rotações vertical: Fortalece os membros superiores e melhora a articulação dos ombros.

 

Rotação diagonal: Aumenta a mobilidade das articulações dos ombros e cotovelos.

 

Pressão de pernas: Fortalece a musculatura das coxas e quadris.

 

Esqui: Aumenta a flexibilidade dos membros inferiores, superiores, quadris e capacidade respiratória.

 

Surf: Melhora a flexibilidade e agilidade dos membros inferiores, quadris e região lombar.