Prefeitura entrega CEI no bairro Cachoeirinha, Zona Norte

O Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Centenário I, no bairro Cachoeirinha, Zona Norte, atende 277 crianças da região, entre zero e três anos e 11 meses, divididas em 21 turmas.

A Prefeitura de São Paulo inaugurou na manhã desta segunda-feira (08), o Centro de Educação Infantil (CEI) Jardim Centenário I, no bairro Cachoeirinha, Zona Norte. A nova unidade atende 277 crianças da região, entre zero e três anos e 11 meses, divididas em 21 turmas.

 

 

Localizado na Avenida Parada Pinto, n° 259, o CEI conta com 14 salas de aula, além de espaços multiuso, como salas de leitura, vídeo e informática, pátios interno e externo, brinquedoteca, refeitório e playground. As crianças que permanecem na unidade durante 10 horas, das 7h às 17h, recebem ainda cinco refeições diárias. O prédio composto por três andares possui também elevador, rampas de acesso e banheiros adaptados para pessoas com deficiência. Além disso, as escadas são sinalizadas e a água é aquecida com a energia solar. A obra foi iniciada em setembro de 2010, levou pouco mais de um ano para ser concluída, e o investimento foi de R$ 2.279.063,98.

 

A creche é administrada pela Associação Nany Apple em Benefício do Obeso e do Carente, que recebe – por meio do convênio – o repasse mensal de R$ 101,2 mil para a administração da unidade. A associação mantém ainda outro convênio com a Secretaria Municipal de Educação (SME) para o funcionamento do CEI Nany Apple, onde outras 100 crianças, entre 2 e 3 anos, são atendidas.

 

 

Próximas ao CEI Jardim Centenário I, outras três escolas municipais atendem crianças e jovens da região: a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Júlio de Mesquita; a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Tenente Aviador Frederico Gustavo dos Santos; e Centro de Educação Infantil (CEI) Vila Nova Cachoeirinha.

 

Ampliação das vagas

 

A Prefeitura praticamente dobrou o número de creches nos últimos oito anos, passando de 870, em 2004, para 1.512 unidades atualmente. Houve um salto, com isso, na oferta de vagas. A Rede Municipal de Ensino contava, em 2004, com cerca de 60 mil crianças de zero a três anos matriculadas em suas creches. Em dezembro de 2010, esse número já havia subido para 130 mil, portanto, mais do que o dobro encontrado. Com a reorganização da Educação Infantil, em 2011, a faixa etária atendida em creche passou de zero a três anos para quatro anos incompletos. Hoje são 210 mil crianças matriculadas. Essa ampliação foi possível graças à construção de novas unidades e à assinatura de novos convênios. A previsão é entregar, até o final deste ano, outras 400 creches, entre novas construções e a assinatura de novos convênios, nas 13 Diretorias Regionais de Educação.

 

 

crédito da foto - Fábio Arantes/Secom