Perguntas Frequentes

 O que é lixo?
O lixo se resume como o material sem utilidade gerado por atividade humana (domésticas, comerciais, industriais e de serviços de saúde) ou ambiental (folhas, galhos, terra e areia), retirados dos espaços domiciliares e públicos.

Quanto tempo antes da coleta o lixo deve ser descartado?
O descarte do lixo comum, no período diurno, deve ser feito com antecedência máxima de duas horas, antes do horário previsto para a coleta. Já no período noturno, os resíduos devem ser descartados somente após as 18h.

O que acontece em casos de descarte feito muito antes da coleta?
Disponibilizar o lixo na via fora do horário da coleta pode resultar em multa no valor de R$ 81,98. Isso porque, caso os sacos de lixo fiquem por muito tempo na calçada, podem ser rasgados por animais presentes na via e/ou carregados por correnteza em casos de chuva, podendo resultar na proliferação de doenças, entupimento de bueiros e alagamentos.

O que é material reciclável?
O material reciclável caracteriza-se como o resíduo que podem ser reaproveitado para a geração de matéria-prima para o desenvolvimento de novos produtos. Costuma ser encontrado no lixo domiciliar como plástico, vidro, papel e metal.

Como realizar o descarte de material reciclável?
Reserve os materiais recicláveis, como papel, plástico, vidro e metais, em sacos plásticos diferentes dos utilizados para descarte de lixo e material orgânico. Confira o dia e horário do recolhimento feito pelos caminhões da coleta seletiva ou encaminhe para um Ecoponto ou Pontos de Entrega Voluntária.

O que é coleta seletiva?
Coleta seletiva é o projeto da Prefeitura de São Paulo que atua no recolhimento do material reciclável produzido pelos munícipes, muitas vezes descartado como lixo comum. A iniciativa, que existe desde a década de 80, atende 70% do município com a coleta porta a porta (diferenciada).

Onde é feita a coleta seletiva?
A coleta porta a porta (diferenciada) é feita em todas as 32 subprefeituras da cidade de São Paulo, atendendo 70% do município. As localidades que são atendidas pela entrega porta a porta estão disponíveis nos sites da Ecourbis (que atende as regiões Leste e Sul da cidade de São Paulo) e da Loga (Oeste, Norte e Centro).

O que fazer quando o caminhão da coleta seletiva não passa na minha casa?
O cidadão pode encaminhar os materiais recicláveis para um dos 102 Ecopontos ou dos 1.600 Pontos de Entregas Voluntárias (PEVS). Consulte o local de entrega mais próximo de você aqui!

O que são Ecopontos?
Os ecopontos são locais de entrega voluntária e gratuita de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis. Neste local o munícipe poderá destinar os resíduos em caçambas separadas de acordo com a categoria do material.

O que são Pontos de Entregas Voluntárias?
Os Pontos de Entrega Voluntária são locais onde a população pode depositar os materiais recicláveis, geralmente instalados em pontos de concentração e tráfego de população, tais como, órgãos públicos, comércios, praças e condomínios.

Por que reciclar?
Reciclar um material reciclável possibilita reduzir o lixo gerado pelo cidadão, possibilitando destinar os resíduos gerados diariamente de volta à cadeia produtiva e diminuir a produção de rejeitos destinados aos aterros sanitários.

O que é o Recicla Sampa?
O Movimento Recicla Sampa é uma iniciativa desenvolvida pela Loga e pela EcoUrbis, concessionárias de limpeza urbana de São Paulo, com o apoio institucional da AMLURB, para conscientizar os paulistanos a separarem o lixo domiciliar em dois: comum e reciclável. A iniciativa apresenta amplo conteúdo para informar os cidadãos sobre a importância de aumentar a quantidade de materiais reaproveitáveis e diminuir o volume dos resíduos enviados aos aterros sanitários da capital paulista.

O que é entulho?
O entulho se caracteriza como o Resíduo da Construção Civil (RCC), que pode ser originado por pequenos e grandes geradores.

Como descartar o entulho?
Cada munícipe pode descartar 50 kg de dejetos por dia para retirada via coleta domiciliar convencional, encaminhar os rejeitos para os Ecopontos, que recebem até 200 kg ou 1m³ (um metro cúbico), aproximadamente 18 sacos ou 25% da capacidade de uma caçamba. Acima deste volume, o gerador deve contratar uma das empresas cadastradas na Amlurb, conveniadas com a Prefeitura.