PREFEITURA DE SÃO PAULO

Ações da Prefeitura de São Paulo

Entenda a logística da limpeza urbana na cidade; processo abrange coleta domiciliar, seletiva, ecoponto, pontos de entrega voluntária (PEVs) e cata-bagulho

10/05/2019 17h24

A Prefeitura atua como responsável pela coleta de lixo e limpeza urbana. Neste processo, a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) faz a gestão dos resíduos e a limpeza urbana da cidade de São Paulo. A autarquia é vinculada à Secretaria Municipal das Subprefeituras, na prestação de serviços com o intuito de proporcionar melhor qualidade de vida aos munícipes.

Coleta domiciliar
A coleta de resíduos domiciliares é executada pelas duas concessionárias Ecourbis e Loga. A atividade é realizada em toda a capital paulista, de três a sete dias por semana, de acordo com a demanda da região. O processo administrado pela Prefeitura abrange desde a coleta dos resíduos até a disposição em um aterro sanitário.

Coleta seletiva 
A Ecourbis e a Loga são responsáveis pelo trabalho de coleta de material reciclável. A atividade de coleta seletiva (diferenciada) porta a porta cobre 70% da cidade, além das alternativas de descarte físicos: Ecopontos e Pontos de Entrega Voluntários (PEVs). O processo administrado pela Prefeitura envolve desde a coleta dos materiais recicláveis até o encaminhamento a uma cooperativa e/ou Central Mecanizada de Triagem.

• Ecopontos: Locais de entrega voluntária e gratuita de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis. Neste local o munícipe poderá acomodar os resíduos em caçambas separadas de acordo com a categoria do material, sendo este reciclável ou não.

• Pontos de Entrega Voluntários (PEVs): Espaços públicos onde a população encontra um contêiner verde para depositar os materiais recicláveis. Esses equipamentos são instalados em pontos de concentração e tráfego da população, tais como, órgãos públicos, comércios, praças e condomínios.

Coleta de Resíduos de Saúde
O trabalho de coleta de resíduos de saúde é executado pelas duas concessionárias Ecourbis e Loga. A atividade abrange 29.114 mil geradores cadastrados como instituições que fornecem serviços de saúde, tais como, hospitais, farmácias, clínicas médicas, odontológicas e veterinárias, laboratórios e estúdios de tatuagem. O processo administrado pela Prefeitura engloba desde a coleta dos resíduos de saúde até a incineração dos insumos.

Operação Cata-Bagulho
O trabalho de coleta conhecido como Cata-Bagulho é realizado em todas as subprefeituras, com o objetivo de evitar que materiais que não podem ser reaproveitados, como móveis, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira e metal, sejam descartados de forma irregular, em vias públicas, córregos e terrenos abandonados.

• Limpa Já Entulho: O aplicativo com este nome permite aos munícipes verificar onde há caçambas cadastradas, acompanhar e participar da fiscalização do descarte de resíduos da construção civil na cidade, além de visualizar os 102 Ecopontos distribuídos pela capital.

Limpeza Urbana
A limpeza dos espaços em que não é possível identificar a origem do gerador também é administrada pela Prefeitura, sob gestão da Amlurb. Vai desde a varrição de ruas e lavagem de vias até ações de zeladoria, como capinagem e roçada, limpeza de bueiros e pintura de guias e postes.

• Projeto Feiras e Jardins Sustentáveis: Oferece tratamento ambientalmente adequado para os restos de podas de árvores e resíduos orgânicos de feiras livres. A partir destes resíduos podem ser desenvolvidos compostos de qualidade, gerando adubo para a operação de jardinagem e conservação de praças e jardins.

• Pátios de Compostagem: A iniciativa, que atualmente conta com 5 unidades ativas na cidade de São Paulo, é responsável pelo tratamento de resíduos orgânicos (frutas, legumes e verduras), coletados nas feiras livres da região e/ou de origem das sobras das podas de árvores, transformando-os em composto de qualidade, ideal para adubar a terra de parques, praças e jardins.

Dúvidas, sugestões e reclamações sobre a coleta de resíduos e/ou a limpeza na sua região devem ser encaminhadas à Prefeitura por meio do Portal de Atendimento SP156. A Prefeitura é responsável pela fiscalização e determinação de iniciativas para solucionar os eventuais problemas, solicitando à Amlurb a aplicação de multa à empresa responsável pela coleta do lixo e/ou varrição do local, se necessário.